Bombeiros resgatam cachorros abandonados dentro de carro  na Baixa de Quintas

Segundo populares, os animais foram deixados no local desde a quarta-feira (10)

Por Redação
12/04/2024 às 12h22
  • Compartilhe
Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros
Foto: Divulgação / Corpo de Bombeiros

Dois cachorros que estavam abandonados dentro de um veículo na região da Baixa de Quintas, na capital baiana, foram resgatados nesta sexta-feira (12) por uma guarnição do Corpo de Bombeiros. Segundo populares, os animais foram deixados no local desde a quarta-feira (10).

Após o resgate os animais, que estavam aparentemente debilitados, foram levados para atendimento especializado no Hospital Veterinário Municipal de Salvador.

"Na terça de noite foi colocado no nosso grupo de bombeiros a existência desses cachorros naquele local. Hoje pela manhã o colega sinalizou que os animais continuavam lá. Fui até o local logo cedo e confirmei a situação, segui para o quartel da Barroquinha, queria saber se alguém tinha denunciado a situação e como sou do setor administrativo queria saber o trâmite para realizar o resgate", explicou o soldado BM Leandro Max.

O carro estava estacionado em uma rua residencial, na frente de um prédio. Ele estava trancado e com apenas frestas das janelas da frente abertas. Além dos cachorros, foram encontrados papelões e diversas sacolas dentro do carro.

Ao chegarem no local os bombeiros abriram o veículo e retiraram os animais de forma segura. A proprietária do veículo chegou ao local em seguida e explicou que os animais estavam na rua, no bairro Valéria quando ela os pegou.

"Realizamos o resgate dos animais. Apesar de aparentemente desidratados, estavam razoavelmente bem e agora serão tratados. Esperamos que alguém se sensibilize com a situação e adotem os animaizinhos", concluiu o tenente BM Rodolfo Barreto.

A principal lei que protege os animais no Brasil é a Lei Federal 9.605/98, popularmente conhecida como Lei dos Crimes Ambientais. Nela, consta que é crime "praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos".

A pena para esses crimes é de três meses a um ano de prisão e multa, que pode ser aumentada caso o animal morra.

 

Leia também:

Cachorro é resgatado 30 horas após desabamento em Salvador