Martagão Gesteira tem déficit de R$ 15 milhões em 2024

Apesar das dificuldades financeiras, unidade se consolidou como um hospital quaternário em pediatria

Por Vivaldo Marques
08/04/2024 às 14h00
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Hospital Martagão Gesteira tem um déficit em torno de R$ 15 milhões previsto para este ano. O Hospital vem enfrentando há anos esse desequilíbrio financeiro entre os custos de sua operação e os recursos repassados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Como forma de tentar reverter o  quadro, neste momento, negociações estão em andamento com as Secretarias estadual e municipal de Saúde (Sesab e SMS), que têm se mobilizado para viabilizar o direcionamento de verbas e a revisão de contratos.

Como forma de suprir o déficit, são realizadas periodicamente campanhas, ações e projetos para fomentar doações para a instituição filantrópica.  Transferência bancária, depósito, boleto, débito em conta, cartão de crédito e PIX são as principais maneiras para realizar doações financeiras e ajudar o Martagão a levar mais saúde para milhares de crianças baianas.

Para ajudar a instituição, as doações podem ser feitas pelo telefone (71) 3032-3773 e pelo site do hospital. Dos pacientes da unidade, cerca de 50% são oriundos de famílias cuja renda é igual ou inferior a um salário mínimo. As doações podem ser feitas, também, via PIX, sem taxas, por meio da chave doeagora@martagaogesteira.org.br.

Hospital quaternário

O hospital passou a ser responsável por uma parcela significativa dos tratamentos mais complexos da rede de saúde da Bahia. Por exemplo, nele são realizadas 60% das cirurgias oncológicas pediátricas de todo o SUS na Bahia, 40% das cirurgias cardíacas, 42% das cirurgias neurológicas, 21% de todas as internações em UTI pediátrica, além de 100% dos transplantes de medula óssea para a população infantojuvenil.

Aproximadamente 50% dos pacientes regulados para os leitos de UTI da instituição são oriundos de outras UTI's ou serviços pediátricos que não conseguem resolver completamente os casos.
No entanto, o esforço para atender a essa demanda especializada tem acarretado uma elevação do custo da operação hospitalar. Como consequência desse cenário, o Martagão passou a experimentar um agravamento das condições financeiras, resultando na evasão de profissionais qualificados e dificuldades na reposição de insumos de alto custo. 

Nos últimos cinco anos, o Martagão Gesteira vem se consolidando como um hospital quaternário em pediatria, oferecendo serviços altamente especializados para doenças complexas - alguns deles inéditos no SUS da Bahia. Dentre eles, destacam-se transplantes de medula óssea, transplante hepático, radiointervenção em oncologia e malformações vasculares, cirurgias craniofaciais e cirurgias cardíacas neonatais, entre outros.

Um hospital é considerado quaternário quando dispõe de alta tecnologia e está preparado para atender casos graves como transplante de órgãos e cirurgias complexas.

 

Leia também:

Projeto Tempo Cultural oferece oficinas gratuitas para jovens e adultos do Subúrbio 

Queda de árvore altera trânsito em Cajazeiras 

Prazo para regularização de título pela internet termina nesta segunda-feira