Hospital Aristides Maltez promove curso de Oncoplastia e Reconstrução Mamária

Evento promovido em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia oferece formação e acesso a tratamento integral para pacientes de câncer de mama

Por Redação
02/04/2024 às 15h12
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O segundo módulo do Curso de Oncoplastia e Reconstrução Mamária do Hospital Aristides Maltez (HAM) inicia na próxima quinta-feira (4) e segue até o sábado (6). O curso em  parceria entre HAM e a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) tem a participação de profissionais de todo o país e é coordenado da médica Ana Cláudia Imbassahy, chefe do Serviço de Mastologia do HAM, juntamente com o médico Paulus Fabricio Ramos, mastologista da SBM, e da médica Sálvia Canguçu, mastologista do HAM.

Esta é a primeira edição do curso na região Norte e Nordeste, representando uma oportunidade única para profissionais de saúde na área de mastologia e pacientes em tratamento oncológico no HAM. Segundo Ana Claudia Imbassahy  "o Brasil é uma referência mundial em Oncoplastia e Reconstrução Mamária e  grandes mestres brasileiros agora ensinam essa especialidade em todo o mundo, evidenciando o potencial dos mastologistas brasileiros neste cenário.

No primeiro módulo, os participantes, vindos de todo o país, passaram por aulas teóricas e práticas ministradas pelo médico Regis Paulinelli, presidente do Departamento de Oncoplástica da SBM, e do Dr. Fabrício Brenelli, ex- presidente do Departamento de Oncoplástica da SBM e atual presidente do Departamento de Relações Internacionais da SBM e foram realizadas seis cirurgias. Ao longo do ano estão programados 11 módulos, cada um representando uma valiosa chance para os participantes aprimorarem suas habilidades e conhecimentos".

A reconstrução mamária integra o tratamento do câncer de mama,  além disso, melhora a autoestima e auxilia no enfrentamento da doença.  É justamente  essa a filosofia do Hospital Aristides Maltel  oferecer acesso a esse tratamento integral às pacientes do SUS. Ana Cláudia Imbassahy ressalta: "Trata-se de um curso de extrema  relevância para o aprendizado e a educação  continuada de vários colegas que estão fazendo esse curso, para o melhoramento  das técnicas de reconstrução e principalmente para as nossas pacientes que vão se beneficiar  com as reconstruções mamárias e toda a diversidade de técnicas que serão realizadas durante o curso pelos professores convidados".

O médico Aristides Maltez Filho, presidente da Liga Bahiana Contra Câncer  também destacou a satisfação do HAM em  realizar este curso.

"Hoje podemos ter o privilégio de junto com a Sociedade Brasileira  de Mastologia, fazer esse curso, o primeiro curso oficial da sociedade aqui para o nosso hospital e beneficiar tantas pacientes, realmente  é  muita alegria e emoção. A expectativa é beneficiar mais de mais de 100 pacientes, destacando não apenas a relevância do curso para a formação médica, mas também o impacto positivo que terá na vida das mulheres que enfrentam o desafio do câncer de mama".

Leia também: 

Hemóvel recebe doação de sangue no Parque Shopping Bahia
Psicóloga destaca a importância de conscientizar a população sobre autismo