Como apreciar as delícias da Páscoa sem prejudicar a saúde da pele?

Fazer escolhas conscientes e equilibradas é fundamental

Por Priscila Froes*
26/03/2024 às 12h23
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Com a proximidade da Páscoa, os corredores dos supermercados e lojas de doces se enchem com uma variedade tentadora de chocolates e guloseimas da época. Para muitas pessoas com problemas de pele, como a acne, essa temporada festiva é um momento de alerta. Mas nem tudo está perdido! Isso porque é possível apreciar os prazeres do período mais doce do ano sem comprometer a saúde da sua derme.

Fazer escolhas conscientes e equilibradas é fundamental para uma pele viçosa.  Por isso, ingerir chocolates meio amargos, com um alto teor de cacau e de melhor qualidade tendem a ser mais benéficos, pois contêm mais antioxidantes, como os flavonoides, que possuem ação antiinflamatória, antiviral, antibacteriana, ou seja, eles protegem as células contra os efeitos danosos dos radicais livres.

Incluir no cardápio uma variedade de alimentos antiinflamatórios e ricos em nutrientes como frutas, vegetais, proteínas magras, grãos integrais e ômega 3, também auxiliam para uma pele mais saudável. 

Sempre que possível evitar o consumo excessivo de produtos com alto índice glicêmico, como doces com muito açúcar refinado, leite e seus derivados, eles provocam picos de insulina e podem levar à inflamação do organismo, potencializando assim a manifestação das temidas espinhas.

Lembrando que cada pessoa é única e pode reagir de maneira diferente ao consumo certo alimentos, sendo assim, é essencial que observem como seu próprio corpo reage ao consumo de chocolates e doces nesta época e tome decisões alimentares com base em sua própria experiência e nas recomendações de profissionais de saúde.

******************************

* Dra. Priscila Froes é dermatologista na clínica IBIS - Salvador, pertencente ao Grupo CITA (Centros Integrados de Terapia Assistida), referência em tratamentos de doenças autoimunes no Brasil e está disponível para entrevistas sobre este tema.

*******************************

** O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos respectivos autores, não representanto, portanto, a opinião do Portal Muita Informação!