O Carnaval em que tudo aconteceu: confira o resumo do "puro suco de confusão" que foi a folia de 2024

Teve trio quase virando, anúncio de apocalipse, desabafo, volta por cima e tudo mais

Por Bruna Ferraz
17/02/2024 às 08h00
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Que o Carnaval de Salvador costuma colecionar fatos inusitados, todo mundo sabe. A irreverência da festa, a alegria do folião e o embalo das músicas chiclete formam um conjunto de elementos que impulsionam as situações, no mínimo, diferenciadas. Contudo, em 2024 isso foi além: teve anúncio de apocalipse com direito à "macetando de Jesus", ambulante vendendo jatos de desodorante, Daniela mandando seu recado pouco delicado aos mandões de plantão, Bruno Reis dizendo que Kannário só fala bobagem, corda sumindo, cilindro explodindo e até mesmo o furacão Ivete Sangalo estremeceu e provou que é de carne e osso e, por isso, também chora. Nem o "Destrava" de Claudia Leitte e o "padê" de Brown conseguiram fazer tudo fluir com tranquilidade.

Diante de tantos acontecimentos, o Portal M! preparou uma lista para você rememorar o "puro suco de confusão" que foi esse Carnaval na capital baiana.

O apocalipse de Baby e a macetada de Ivete

Conhecida pela sua irreverência, pelo seu carisma e por ter sempre uma resposta criativa sempre na ponta da língua, a cantora Ivete Sangalo precisou de alguns segundos para compreender que estava vivendo um momento único na folia momesca desse ano. Veveta desfilava no circuito Barra/Ondina, na noite do sábado (10) de Carnaval, quando passou pela estrutura de transmissão da Band e encontrou lá a artista Baby do Brasil, que estava entre os convidados da atração.

A amizade de longa data entre as duas deu à Baby a liberdade de aproveitar o momento para dizer algo que, segundo ela, Deus "soprou" no seu ouvido. "Todos atentos, pois nós entramos em apocalipse. O arrebatamento tem tudo para acontecer entre cinco e dez anos. Procure o senhor enquanto é possível achá-lo! Obrigada, galera!", disse Baby a todos, enquanto Ivete, que entendeu do que se tratava, passou a tentar interrompê-la.

"Eu não vou deixar acontecer! Não tem apocalipse certo quando a gente maceta o apocalipse!", respondeu Ivete.

Na sequência, Baby pediu que a baiana cantasse 'Minha Pequena Eva', música que faz referência ao fim do mundo. Ivete, no entanto, disse que cantaria 'Macetando', a sua aposta para música do Carnaval 2024. "É o macetando de Jesus! Ele não permitirá! A força de Deus é maior do que qualquer mandamento, do que qualquer energia, pois ele é a maior energia de todas!", afirmou Veveta.

Com o seu astral único, Baby chegou a usar as suas redes sociais para dizer que a amizade com Ivete é longa e que não houve problema algum. Segundo ela, aquele foi apenas um momento em que pôde mandar seu recado dos céus.

Ivete levantando a poeira e dando a volta por cima

O Carnaval 2024 não foi fácil para Ivete Sangalo. Mainha, como seus fãs a chamam, passou por provações que, dizem as más línguas, foram resultado da profecia apocalítica de Baby.

Ela passou por um atraso de mais de 2h na saída dos trios, a corda do seu bloco desapareceu, um equipamento do seu carro de poio quebrou e um cilindro de CO2 explodiu em cima do seu trio que, por sinal, quase virou no penúltimo dia de festa, fazendo com que a cantora precisasse redistribuir os que estavam nele, para que a "canoa não virasse".

Até o empurra-empurra deixou de ser gostoso e andar no meio do povo ficou difícil. Com o circuito Barra-Ondina lotado na segunda-feira (12), a artista precisou para a música e virar manobrista para reorganizar o público e evitar uma tragédia. A sucessão de intempéries fez a cantora se emocionar e falar até mesmo em repensar a sua participação na folia nos próximos anos.

"Eu preciso dizer isso, pois isso está enchendo o meu coração de angústia! No primeiro dia do nosso Carnaval estava tudo certo. Atrasou, manobra daqui, manobra dali... o cavalinho do nosso carro de apoio destravou. Se eu pudesse, eu descia, carregava e travava, mas eu não posso fazer isso. Eu tive que obedecer às regras do universo, que fez com que o cavalinho soltasse e eu tive que obedecer por que sou uma pessoa obediente às regras de lá de cima. Eu não sou maior do que as regras lá de cima. Eu só quero que vocês compreendam que a gente vai pensar sobre isso. Será que hoje é o meu anuncio de despedida do Coruja? Será que a gente não tem que repensar isso? A gente tem que pensar, sabe por que? Por que eu sou a cantora de vocês! Eu não sou uma cantora que sobre no trio e que se foda todo mundo! Isso não está me fazendo bem! Eu quero que vocês tenham uma experiência linda!", desabafou.

Contudo, nada como um dia após o outro. Na terça-feira (13), último dia de festa, Ivete desfilou com o seu trio pipoca no circuito Campo Grande e já chegou avisando que estava cheia de energia, como se aquele fosse o primeiro dia de folia. Veveta foi até o chão para cantar ao lado dos foliões e mandou seu recado para quem achou que esse furacão iria adormecer.

"Ontem eu falei no Carnaval sobre algumas transformações que a minha vida vem passando, a palavra desistir é uma palavra que não existe em meu dicionário. Uma mulher como eu não sabe nem como se conjuga esse verbo. O que eu estou fazendo é recapitular a rota, sozinha eu não vou a lugar nenhum", disse Ivete arrancando aplausos dos fãs.

Brown faz cerimônia para "desafogar" Carnaval

Ivete não foi a única afetada pelo atraso na saída dos trios, no sábado (10) de Carnaval, no circuito Barra-Ondina. Para "destravar" a festa e fazer tudo fluir com tranquilidade, após mais de 2h de atraso da saída da sua pipoca, o artista Carlinhos Brown desceu do trio para realizar um "padê". Mesmo cheio de boa intenção e energia positiva, o cacique teve trabalho para fazer a folia circular.

Apagão

Outro problema que aconteceu no sábado (10) de Carnaval, no circuito Barra/Ondina, foi a falta de energia na Barra. Por mais de uma hora, foliões circularam entre as duas avenidas totalmente escuras, iluminadas apenas pelas luzes de alguns camarotes e atrações que usaram geradores. Em nota, a Prefeitura de Salvador informou que o problema foi solucionado pouco depois de meia noite, já no domingo (11).

"A Prefeitura de Salvador informa que a Neoenergia Coelba solucionou o problema de falta de energia na Barra na noite deste sábado (10). A luz retornou por volta das 0h10. Técnicos da concessionária foram ao local para resolver a situação, que foi acompanhada pela Diretoria de Serviços de Iluminação (DSIP)", informou o comunicado.

Estrutura de Camarote afunda e ele é evacuado

O sábado de Carnaval pode ser considerado como um dia atípico na folia. Nessa mesma noite, o Camarote 409, Varandão, situado no circuito Barra-Ondina, também passou por problemas após parte da sua estrutura "afundar". Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), o assoalho da área externa cedeu devido a esforços excessivos promovidos pelos foliões.

Ainda segundo a Codesal, a área foi isolada e evacuada em ação conjunta com as equipes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).

Vai um desodorante aí?

O pitoresco já faz parte da mistura que forma o Carnaval e a criatividade não está presente apenas nas fantasias, mas nas formas que os ambulantes encontram para conquistarem boas vendas. Contudo, o trabalhador Adelson Viana conseguiu superar as expectativas e viralizou nas redes sociais por vender jatos de desodorante nos circuitos da folia.

 O homem foi flagrado vendendo uma "passadinha de desodorante" por $2. Após chamar a atenção na internet, o ambulante explicou que as pessoas costumam transpirar durante o Carnaval, por isso, ele resolveu oferecer o serviço por um preço acessível, ajudando na higiene da galera.

Desenrolado, Adelson contou que, ao lado da esposa, é dono de uma empresa de lavagem a seco. Pelo visto, o negócio do vendedor é tentar deixar tudo limpinho.

Abre, fecha e vai para a p...

Sem papas na língua, a cantora e dançarina Daniela Mercury não é conhecida por engolir sapos, pelo contrário, a artista sempre disse à que veio e nesse Carnaval não foi diferente. No sábado (10) de festa, durante a sua passagem pelo circuito Dodô (Barra-Ondina), Daniela deu uma bronca em um folião.

A situação aconteceu no momento em que ela fazia uma apresentação e falava sobre sentimentos, quando um folião, que estava em um camarote, mandou a cantora "parar de falar". Em um vídeo publicado nas redes sociais, é possível ver o momento em que a artista responde.

"Vá à merda, vá se lascar, vá procurar o que fazer p****. Enchendo meu saco. Dizendo o que eu falo ou deixa eu falar", reclamou a cantora enquanto continuava a apresentação.

No domingo (11), Daniela repercutiu a situação nas redes sociais. A cantora disse que passou o desfile recebendo ordem, principalmente de homens que julgavam poder decidir o que ela cantava e falava.

"Mulher sempre é chamada de louca quando é livre. Desde o tempo que queimavam as bruxas. Ontem, saí de Rainha Maluca e, como sempre, passei o circuito todo recebendo ordem, principalmente de homens que julgam poder decidir o que eu canto e o que eu falo", justificou a artista.

O assunto rendeu e virou meme. Por isso, no último dia de festa, terça-feira (13), a cantora encerrou a sua participação na folia estampando o seu desabafo em um grande telão instalado na frente do seu trio.

Kannário volta a polemizar e Bruno Reis responde

A pipoca do cantor Igor Kannário sempre arrasta uma multidão para o circuito Campo Grande, contudo, outra tradição do cantor são as polêmicas. No Carnaval deste ano, o Príncipe do Gueto criticou jornalistas que estavam em seu trio, os acusando de serem "amigos" apenas quando era conveniente e mandando os seus seguranças retirarem a imprensa do local.

O ex-deputado também foi acusado de incitar o linchamento de um folião que, segundo ele, estava causando confusão, por isso, sugeriu que o público deveria repreendê-lo, o que realmente aconteceu e o homem foi agredido por populares.

As polêmicas não pararam por aí. Afirmando que estava cansado e que iria deixar de participar do Carnaval por precisou 'se humilhar' e pagar pelo próprio trio para estar na festa, o cantor citou o Governo da Bahia e a Prefeitura de Salvador na sua crítica.

"Sustentei durante 10 anos, mas eu cansei e não vou mais tocar no Carnaval do ano que vem. Não vou mais tocar em Salvador, porque eu cansei de estar me humilhando pra tocar no Carnaval de Salvador [...] Me humilhei, vei! Tive que pagar o meu próprio trio, com meu próprio dinheiro e ainda tenho que aceitar placa de prefeitura no meu trio? A prefeitura minha p*ca, rapaz!", afirmou no microfone.

O prefeito Bruno Reis rebateu a fala de Kannário e desmentiu que o cantor tenha pago para colocar o seu bloco na rua. Segundo o gestor municipal, o artista foi pago para ser uma das atrações do Carnaval. "O Kannário, toda vez que passa aqui, não perde a oportunidade de falar besteira. [Ele] solicitou dois shows de 180 mil reais e um trio elétrico, então, tudo o que ele solicitou da prefeitura foi feito. Não há motivo para se queixar", pontuou o prefeito.

Não teve 'Destrava' que destravasse

Como se estivesse prevendo a folia que viria, a cantora Claudia Leitte, que inicialmente havia lançado a música 'Liquitiqui' como aposta para o Carnaval 2024, resolveu virar o jogo aos 45 minutos do segundo tempo e lançou 'Destrava', música divertida e tipicamente carnavalesca que dizia que esse era o "melhor Carnaval da sua vida". De fato, a loira confirmou em entrevista que, para ela, a experiência foi a melhor possível, pois o público estava mais animado e caloroso esse ano.

A aposta deu certo, Claudinha ficou feliz e toda a comunicação do seu bloco, inspirada em um parque de diversões, chamou a atenção da avenida. Seus looks foram icônicos e, de fato, a festa foi mesmo linda para os seus foliões. Contudo, mesmo com toda energia que ela tem, a música não conseguiu destravar os circuitos oficiais do Carnaval, não apenas com o atraso dos trios, mas também com a superlotação.

As ruas estavam tão cheias que os portais de abordagem precisaram ser fechados temporariamente em alguns momentos por excesso de gente na festa. Isso nunca havia acontecido anteriormente e começou adivinha quando? Exatamente nele! No fatídico sábado de Carnaval, o dia que ficou conhecido como "deu o que tinha que dar", no ano que rolou de tudo um pouco.

Leia também:

Presidente da Saltur, Isaac Edington diz que Carnaval 2024 foi o mais desafiador de todos