Jorge Khoury diz que Sebrae-BA teve avanços mesmo com pandemia

Diretor-superintendente falou sobre desburocratização do trabalho e da precisão e rapidez do atendimento digital

Por Bruna Ferraz
04/12/2023 às 17h05
  • Compartilhe
Foto: Equipe Portal M!
Foto: Equipe Portal M!

Em entrevista concedida ao Portal M!, o diretor-superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, fez um panorama sobre o ano de trabalho do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, sessão Bahia. Para o gestor, o período de pandemia da Covid-19 proporcionou mudanças na programação da instituição, mas que isso não resultou no seu desgaste, pelo contrário, permitiu que avanços ocorressem.  

"Nós pudemos, na verdade, chegar mais junto da pequena empresa, agora, de maneira digital e, com isso, poder atender com mais precisão e rapidez a demanda deles", afirmou o superintendente, destacando que as micro e pequenas empresas precisam se utilizar do Sebrae não apenas para buscar informações, mas também como um espaço de discussão de interesses.

O gestor também abordou o grande espaço territorial do estado baiano e, com isso, a necessidade do Sebrae Bahia de abraçar todas as peculiaridades locais. Diante dessa demanda, a instituição possui dez gerências regionais, para conseguir adequar cada negócio dentro da regional em que ele se encontra.  

Segundo Jorge Khoury, o objetivo do Sebrae é partir de uma programação estratégica já traçada para 2024, buscando adequar as modalidades, tanto a nível da micro e pequena empresa, como do MEI.

Mudanças no MEI

Sobre as alterações na plataforma do sistema MEI (Micro Empreendedor Individual), Jorge Khoury afirmou ao Portal M! que as mudanças têm sido bem recebidas pela população

"A gente tem trabalhado muito nesse sentido e na linha do que chamamos de ambiente de negócios. O MEI ou a empresa estando bem, é bom, é ótimo é necessário, no entanto, se o ambiente de negócios dela não for razoável, ela vai ter dificuldade de andar. Por isso, a gente tem feito esse trabalho junto aos municípios e ao governo do Estado, para desburocratizar e diminuir todo tipo de excessos que eventualmente se tenha", disse.

Osvaldo Lyra

Durante o bate-papo, Jorge Khoury aproveitou para destacar o trabalho realizado pelo editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra. Segundo o superintendente do Sebrae Bahia, o jornalista tem feito um grande trabalho na imprensa baiana e é conhecedor das oportunidades e dificuldades do estado.

"Fortalece todas aquelas lideranças que podem dar uma contribuição para o desenvolvimento, mas também está de olho naquilo que precisa ser ajustado e, para isso, fazer chegar as autoridades responsáveis, dando o traçado que a Bahia merece", disse Khoury sobre o jornalista Osvaldo Lyra, que recebeu o título de cidadão soteropolitano em uma sessão solene realizada na última quinta-feira (30), na Câmara Municipal de Salvador.

Leia também

Osvaldo Lyra recebe Título de Cidadão de Salvador: "A palavra escrita e falada sempre foi minha vocação e minha bandeira"