Vixe! Candidatura única pode ser sepultada em Salvador. Geraldo volta a ser cogitado, mas PCdoB nega acordo. As resistências a Robinson e o namoro de Bruno e Roma 

Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor "como a roda gira" nos bastidores

Por Osvaldo Lyra e equipe
22/11/2023 às 09h45
  • Compartilhe
Foto: Arte/Haron Ribeiro
Foto: Arte/Haron Ribeiro

O retorno de Geraldo 

Circulou no início da semana uma informação dando conta de que o MDB teria avançado nas negociações com o PCdoB. A ideia é indicar o nome que poderá compor a chapa com o vice-governador Geraldo Júnior na disputa para a Prefeitura de Salvador no próximo ano. Apontado como carta fora do baralho em muitas rodas da política, Geraldinho já viu seu nome subir e descer várias vezes no banco de apostas. 

Geraldo Jr

Falta apoio 

Apesar de voltar ao front de batalha, a falta de apoio, sobretudo empresarial, para viabilizar sua candidatura ao Palácio Thomé de Souza continua sendo um limitador para o vice-governador da Bahia. Até mesmo o senador Jaques Wagner teria se movimentado nesse sentido, mas ainda sem obter sucesso.

Jaques Wagner

Sobram resistências 

Pelo que se comenta na própria base governista, a investida de Geraldo agora teria o objetivo não só de viabilizar seu nome, como o de dificultar a vida do pré-candidato do PT, Robinson Almeida, que sente a resistência dos partidos da base do governador Jerônimo, que discordam do seu protagonismo na disputa. 

Robinson Almeida

Desentendimentos  

Essa movimentação abre margem para uma série de possibilidades. Caso o PV e o PCdoB fechem o cerco contra o PT, através da Federação, a candidatura de Robinson poderá naufragar por agradar apenas aos petistas e a bancada do partido na Câmara de Vereadores. Nos bastidores, verdes e comunistas têm defendido a candidatura do atual vice, que é do MDB, o que tem causado desentendimentos com os petistas.

Olívia na disputa  

E daí surge a pergunta: A deputada estadual Olívia Santana ficará de fora da disputa? Pelo que se fala no seu partido, não. Os dirigentes do PCdoB fizeram questão de ressaltar que a pré-candidatura de Olívia segue mantida e que é "o melhor quadro para unificar a base e se consolidar como o nome que galvaniza os anseios do povo de Salvador".

Olívia Santana

Sem discussão

Os dirigente do PCdoB, tanto na Bahia como em Salvador, emitiram uma nota na segunda negando que haja um acordo para que a secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial, Ângela Guimarães, seja a companheira de chapa de Geraldo, caso ele se viabilize. Além de afirmar que não houve conversas com o MDB, os comunistas afirmam que esse assunto "nunca foi debatido internamente" na sigla. 

Geraldo Jr, Angela Guimarães e Jerônimo

Candidatura única sepultada? 

A possível ofensiva do partido dos irmãos Geddel e Lúcio Vieira Lima, além de isolar a candidatura de Robinson, abriria margem para que a base insistisse na tese de duas candidaturas ligadas ao governador, sepultando, assim, o desejo de Wagner e de parte do grupo de marcharem unidos no próximo ano. 

Geddel e Lúcio Vieira Lima

Geddel reage 

O ex-ministro Geddel Vieira Lima descartou essa semana a tese de que a base do governador Jerônimo Rodrigues poderá ter duas candidaturas ao Palácio Thomé de Souza, como tem sido ventilado por petistas e alguns aliados. Ao site Política Livre, o emedebista afirmou que o vice só entrará na disputa caso seja o nome de consenso. "O partido reafirma que, em não havendo a unidade em torno do vice-governador, ao nosso ver o nome mais competitivo, o MDB apoiará o candidato escolhido, sem necessidade de nenhuma negociação ou contrapartida". 

Geddel Vieira Lima

Defesa da terceira via 

Diante desse imbróglio instalado na base do governador Jerônimo, a possibilidade de surgimento de uma terceira via estaria sendo cogitada. O primeiro nome sempre lembrado é o do presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani, que transita com desenvoltura em todos os ambientes da política baiana.  

Guilherme Belintani

Fábio cogitado 

Outro nome que passou a ser citado foi o do presidente do Vitória, Fábio Mota, que está em lua de mel com a torcida devido ao triunfo da última semana, quando o time consagrou a volta à Serie A do Campeonato Brasileiro, sendo campeão da Série B. Até afagos públicos o dirigente do clube recebeu do prefeito Bruno Reis e do governador Jerônimo Rodrigues. 

Fábio Mota

Cresce o namoro 

O prefeito Bruno Reis afirmou ontem que tem uma "excelente relação" com o ex-ministro da Cidadania, João Roma, e que há entre eles pensamentos em comuns sobre gestão e política. A declaração aconteceu no lançamento do programa Dinheiro Direto na Escola, através do qual a prefeitura disponibiliza R$ 15 milhões para que os gestores escolares façam investimentos nas unidades. Recentemente, Reis e Roma estiveram juntos em reunião na prefeitura, o que sinalizou uma reaproximação. 

João Roma e Bruno Reis

Nomeação de aliado 

Essa semana, houve outro movimento nesse sentido: Foi nomeado como diretor-geral da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) Antônio José Oliveira Lins - aliado do presidente estadual do PL, João Roma. "Com o João, mesmo depois das mudanças de posição política, eu sempre mantive uma excelente relação. Acho que temos muitos pensamentos em comum que nos aproximam, mas, como eu disse, no momento certo, na hora certa, eu vou procurá-lo com o intuito de poder ter o apoio dele e de outros que querem contribuir com o nosso projeto", reafirmou Bruno.

João Roma