Vixe! Insatisfeito com Bruno, PP quer assumir a Saúde. Léo mostra força e vira nome para 2028. Robinson cresce, mas se isola e sororidade só no discurso

Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor "como a roda gira" nos bastidores

Por Osvaldo Lyra e equipe 
15/11/2023 às 09h37
  • Compartilhe
Foto:  Arte/Haron Ribeiro
Foto: Arte/Haron Ribeiro

Léo vira nome para 2028 

O deputado federal Léo Prates, do PDT, mostrou força na última semana, ao lotar a Câmara de Salvador para a cerimônia em que recebeu a Medalha Thomé de Souza, no Paço Municipal. Ex-presidente do Legislativo e ex-secretário de Saúde, Léo foi apontado nos discursos como o nome forte para a sucessão de Bruno Reis em 2028, caso o prefeito seja reeleito no próximo ano. Prates é a principal aposta do grupo ligado ao ex-prefeito ACM Neto. 

Léo na sessão da Medalha Thomé de Souza

Vontade legítima 

Após o evento, o ex-prefeito ACM Neto afirmou que era "legítima" a vontade de Leo de governar a capital baiana. Para ele, Prates está preparado para assumir qualquer cargo. "Tudo no seu tempo, na sua hora. Leo é um cara que já mostrou o trabalho dele e está preparado para ocupar qualquer cargo, inclusive, se for a vontade de Deus, o de prefeito da cidade", pontuou.

Deputado Leo Prates

Motivo de orgulho 

Em seu perfil no Instagram, Léo Prates respondeu ao aliado e disse que era "motivo de muito orgulho" ouvir as palavras de ACM Neto. "O maior político da minha geração. Foi com ele que eu aprendi que primeiro a gente trabalha muito para depois esperar resultado. E Salvador pode ter a certeza de que irei continuar trabalhando muito por nossa cidade e pelos soteropolitanos!", escreveu. 

Prates garante continuar trabalhando pela cidade

PP insatisfeito

Os vereadores que integram a bancada do PP na Câmara de Salvador se reuniram nos últimos dias com dirigentes do partido na Bahia. Em conversa com o presidente estadual da sigla, deputado Mário Negromonte Júnior, eles concordaram com a tese de que o partido precisa ser melhor contemplado na gestão Bruno Reis. Tá grande a insatisfação com o Palácio Thomé de Souza. 

Mário Negromonte Filho

Cacá não contempla 

O que se comenta no próprio PP é que o secretário municipal de Governo, Cacá Leão, não contempla todo o partido. "Ele é uma indicação pessoal do prefeito Bruno Reis", como afirmou um integrante da sigla, ao reconhecer que, isoladamente, os vereadores são "bem atendidos" na máquina municipal. No entanto, querem mais. 

Cacá Leão

De olho na Saúde 

O detalhe é que os progressistas já definiram o alvo na gestão municipal: querem assumir o comando da Secretaria de Saúde, que deverá ficar vaga no próximo ano, já que a vice-prefeita Ana Paula Matos deverá deixar o posto, no período da desincompatibilização, para disputar como vice na chapa de Bruno. 

Ana Paula Matos

Candidatura de Niltinho

Com um pé lá e outro cá no âmbito estadual, o presidente do PP, Mário Negromonte Júnior, já teria confidenciado a pessoas próximas que, caso não seja chamado para conversar com Bruno e aparar as arestas (leia-se, redefinir os espaços para atuação do partido na prefeitura), eles cogitam lançar uma candidatura própria, do deputado Niltinho, ou até mesmo apoiar o nome lançado pelo governo estadual.

Niltinho

Isnard de casa nova

O vereador Isnard Araújo deve deixar o Partido Liberal para se filiar ao PRD, partido originado da fusão do PTB com o Patriota, que usará o número 25. Isnard estava sendo apontado como um "dificultador" para a atração de lideranças políticas que pudessem colaborar com a meta do partido de eleger cinco vereadores no próximo ano. À Coluna Vixe, o vereador já havia afirmado que não seria empecilho nenhum para o fortalecimento do PL e que já estava negociado alternativas de olho em 2024. O detalhe é que o vereador tem base forte ligada a igrejas evangélicas e foi o terceiro mais votado na última eleição.

Vereador Isnard Araújo

Cresce, mas se isola 

Quem acompanha de perto a novela para a escolha do nome que representará o governo estadual na disputa pela prefeitura de Salvador tem afirmado que a situação do deputado estadual Robinson Almeida vai aos extremos. Da mesma forma que ele está consolidado internamente como o nome do PT para enfrentar o prefeito Bruno Reis, sente a resistência dos outros partidos, que o rejeitam, deixando-o isolado. Entre os petistas, a dificuldade agora é saber o que deve ser feito para imprimir a vontade sobre as demais siglas e permitir que o PT lidere a disputa pelo Palácio Thomé de Souza. 

Cangote grosso 

A disputa silenciosa por espaços dentro do governo estadual começa a ganhar um ritmo de maior equilíbrio da Bahia. O que se comenta dentro e fora do governo é que hoje 33% dos espaços são comandados por indicações do senador Jaques Wagner, outros 33% pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, e os últimos 33% pelo governador Jerônimo Rodrigues. O que se fala dentro do próprio grupo governista é que Jerônimo resolveu engrossar o cangote e formar um núcleo com seus apoiadores diretos, apesar de sempre consultar seus antecessores na hora de tomar as decisões mais delicadas.

Jerônimo Rodrigues

Sororidade só no discurso?

A dirigente de um importante órgão do sistema judiciário da Bahia causou um grande mal-estar na última semana, durante um evento na Câmara Municipal de Salvador. Acostumada a defender a sororidade e o equilíbrio entre homens e mulheres, a dirigente simplesmente ignorou uma mulher que conversava com três homens minutos antes da sessão em homenagem ao presidente do TJ-BA, o desembargador Nilton Castelo Branco, no Paço Municipal. O que mais surpreendeu é que a figurona olhou, mas invisibilizou a jornalista, que ficou desconcertada com a situação. E ficou feio pra moça que lida com as leis, viu? Todo mundo notou.