Vixe! Lídice avança como candidata em Salvador. Bruno na chapa em 2026 garante Ana Paula na vice em 2024. E mais, vem aí a bancada da Conder

Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor "como a roda gira" nos bastidores

Por Osvaldo Lyra e equipe
08/11/2023 às 09h44
  • Compartilhe
Foto: Arte/Haron Ribeiro
Foto: Arte/Haron Ribeiro

Lídice cresce 

O que mais se comentou no final de semana, sobretudo no evento em que o governador Jerônimo Rodrigues autorizou a reforma do TCA no último domingo, foi o destaque que o nome da deputada federal Lídice da Mata começava a ganhar no grupo governista para ser a candidata do governador para a eleição de Salvador no próximo ano. O entendimento é que em todas as pesquisas realizadas até agora a deputada do PSB pontua melhor que todos os nomes colocados para a disputa, sobretudo em relação ao deputado estadual Robinson Almeida, do PT. 

Jerônimo Rodrigues e Lídice da Mata

Resistência dos vereadores 

Com base eleitoral forte em Salvador, Lídice tem perfil aguerrido e teria facilidade de dialogar com todos os segmentos, inclusive, com o empresarial. A resistência para viabilizar essa operação continua sendo a bancada de vereadores na Câmara Municipal, que teme encolher caso o nome escolhido não seja do Partido dos Trabalhadores. Pelo que falaram no último domingo, o próprio governador Jerônimo teria ciência de que o nome da socialista pode bater de frente com Bruno de forma mais incisiva do que Robinson, sobretudo por conhecer mais a cidade e ter recall junto à população soteropolitana. O problema é que ela teria "teto" nas pesquisas e isso prejudica. 

Lídice acompanha Jerônimo em visita ao TCA

E o financiamento?

Lídice, que foi prefeita da capital baiana entre 1993 e 1997, precisaria receber a garantia do governo estadual e da cúpula petista que teria a candidatura financiada pelo grupo, já que o PSB não teria condições de bancar a campanha sozinho. Por possuir bom trânsito com grandes empresários locais, a deputada socialista poderia ajudar muito no processo de atração de financiadores.  

A questão é não ser PT 

Houve, inclusive, quem dissesse que o único problema de Lídice era não ser filiada ao PT. O que se comentava era que Robinson queria sustentar a própria candidatura a prefeito para pavimentar seu retorno à Câmara Federal em 2026. "Na bola dividida, entre usar a candidatura a prefeito para se fortalecer para a eleição para federal, melhor Lídice do que Robinson", disse uma liderança da base governista. 

Lídice da Mata

Decisão sobre estratégia  

Na segunda, inclusive, durante o seu podcast 'Diga aí, Lídice', a deputada lembrou que, além do seu nome, o vereador Silvio Humberto, do seu partido, também está na disputa. Ela voltou a cobrar uma definição de cima pra baixo e de baixo pra cima, para saber se o grupo liderado pelo governador Jerônimo terá uma ou mais candidaturas. 

A ira do trade 

Empresários do trade turístico da Bahia fizeram chegar ao Portal M! a informação de que estavam "possessos" com o governador Jerônimo Rodrigues, por ele não ter decretado ponto facultativo nos feriados deste ano. O empresariado diz que muitas cidades baianas foram prejudicadas pela decisão de não liberar o funcionalismo público, inclusive nas cidades que são destinos turísticos importantes para a economia do estado.

Jerônimo Rodrigues

Prejuízos não recuperados 

Eles disseram que o setor já foi tão prejudicado no período da pandemia e que não esperavam essa medida ao longo desse ano. "Esse seria o momento de tentar recuperar as perdas. Ainda mais se levarmos em consideração que em 2024 não teremos feriadões como tivemos esse ano", completou um empresário do setor. 

Porto Seguro

Bruno na chapa de 2026 

É cada vez mais comum ver pessoas ligadas ao prefeito Bruno Reis afirmando que o gestor deverá estar presente na chapa majoritária da oposição em 2026. Além da força política de Bruno, hoje uma das principais lideranças do grupo, o ex-prefeito ACM Neto ainda não bateu o martelo se será candidato ao governo ou não. Caso o nome bolsonarista seja a ex-primeira-dama Michele Bolsonaro, por exemplo, Neto não encabeçaria a chapa ao governo, deixando essa missão para Bruno, partindo assim, para disputar uma vaga ao Senado na próxima eleição nacional.

Bruno Reis

Ana Paula na vice 

Para essa operação se concretizar, Bruno teria exigido que sua vice seja Ana Paula Matos, o que daria ao prefeito "conforto" para deixar o comando da Prefeitura de Salvador e tentar alçar novos voos na política. Essa semana, inclusive, mais precisamente na quinta, o prefeito deve receber a visita do ministro Carlos Lupi, quando deverá ouvir o apelo para que ele mantenha a vice-prefeita Ana Paula no posto. Na segunda, o gestor disse que Lupi "é sempre bem-vindo à nossa cidade. Vamos ter oportunidade sim de conversar. Tenha certeza que o pedido dele irei guardar no coração com muito carinho".

Ana Paula Matos

A Conder e a repulsa 

Informações chegadas à Coluna Vixe! deram conta nos últimos dias que três nomes de peso que atuam hoje na Conder - Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado - deverão lançar candidatura para a Câmara de Vereadores no próximo ano. O movimento, pelo que se comenta, tem causado uma verdadeira repulsa dos vereadores ligados ao governo estadual no Legislativo da capital. As acusações são de todos os tipos, como aproveitamento dos cargos que ocupam e morosidade na liberação de obras já autorizadas pelo governo, mas que não saem do papel. O clima promete esquentar nos próximos dias.  

Sede da Conder

PSD na vice 

Com o declínio do nome do vice-governador Geraldo Júnior no banco de apostas para ser o candidato único do governador Jerônimo no próximo ano em Salvador, cresce a tese de que o deputado estadual Robinson Almeida deve ser alçado ao posto e, para isso, nomes já estariam sendo especulados para ser o vice. A aposta, pelo que se comenta nos bastidores da política da capital, é que o PSD, maior partido da base, estaria se movimentando para assumir esse desafio. 

Robinson Almeida

PSD quer a vice de Robinson 

Entre os nomes citados do PSD está o da esposa do senador Ângelo Coronel, Eleusa Coronel, que disputou como vice na chapa de sargento Isidório na última eleição na capital baiana. O problema é que ela não mantém militância ativa na política e pouco agregaria na chapa. Outro nome lembrado na sigla é o do deputado federal Antônio Brito, que está de olho mesmo na possibilidade de suceder o deputado Arthur Lira na Câmara Federal em 2025.

Eleusa Coronel

Edvaldo leva vantagem

Já o terceiro nome, talvez o mais forte entre os três colocados até o momento, está o do vereador Edvaldo Brito, um dos maiores especialistas em  Direito Tributário do país, que tem uma trajetória de superação e sucesso, é respeitado e bem avaliado dentro e fora do ambiente da política. 

Vereador Edvaldo Brito

A festa de Leo Prates 

Promete ser uma verdadeira "festa de arromba" a cerimônia de concessão da Medalha Thomé de Souza ao deputado Leo Prates, que será realizada na Câmara Municipal, na noite desta quinta-feira. A expectativa é que o Plenário Cosme de Farias esteja cheio para homenagear o parlamentar, que já presidiu a Casa e deixou importantes legados. Entre os nomes já confirmados está o do prefeito Bruno Reis e o presidente da Fundação Índigo, o ex-prefeito ACM Neto, que se somarão aos outros na sessão que lembrará o trabalho de Léo à frente da Secretaria de Saúde, durante o período mais crítico da pandemia. 

Leo Prates

Título a Lupi 

Além deles, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, também estará presente para prestigiar o correligionário do PDT. Inclusive, o dirigente do partido receberá o Título de Cidadão de Salvador, através de uma homenagem proposta pelo vereador Anderson Ninho, do mesmo partido.

Carlos Lupi