Pular para o conteúdo
Início » Escola de Camaçari promove São João Literário com apresentações e barracas de incentivo à leitura

Escola de Camaçari promove São João Literário com apresentações e barracas de incentivo à leitura

Projeto tem como objetivo promover uma grande mobilização com foco no livro

A Escola Municipal Prof.ª Laurita Souza Ribeiro, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), vai realizar nesta quarta-feira (14), a culminância do São João Literário, em evento aberto para participação de toda a comunidade escolar. As atividades acontecem nos dois turnos, com apresentações no horário de 09h30, para os alunos da manhã e 14h30, para as turmas do período da tarde.

A iniciativa, que faz parte de um projeto do Instituto Brasil Solidário, propõe que durante todo o mês de junho, sejam trabalhadas sequência didáticas agregando a literatura em cada atividade que resultará na grande festa de São João.

Com o tema “Nordeste: as cores que falam e representam”, os alunos já começaram os preparativos, com ensaios da quadrilha e das apresentações musicais, além da produção de arte e pintura em painéis que estarão expostos no dia do evento. As turmas estão participando ainda de um concurso literário divididos nas categorias de quadrinha, adivinhas, poema, cordel e trava-língua. Pela participação no São João Literário, a escola vai receber a doação de 2 microscópios para serem utilizados nas atividades pedagógicas.

Segundo a diretora da escola Prof.ª Laurita Souza Ribeiro, Sabrina Gomes, os estudantes estão entusiasmados com a proposta do projeto, se engajando nas produções textuais e colocando em prática todo o aprendizado das oficinas práticas de Arte e Cultura que foram mobilizados nas ações presenciais do ano passado. “A escola está uma loucura, muito agitada, os meninos estão empolgados. Todos com a expectativa lá em cima, se empenhando nas atividades, tenho certeza de que será um momento lindo pra toda comunidade escolar”, destacou.

A proposta chega ao município a partir da parceria do Instituto Brasil Solidário com a Companhia Petroquímica do Nordeste (COPENOR), com foco em fortalecer ações continuadas de valorização da arte e cultura dentro das propostas pedagógicas curriculares. Para o presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore, as atividades permitem um rico diálogo entre a escola e a comunidade.

“O objetivo pedagógico do Projeto é manter vivas as raízes da festividade do São João, com toda a sua riqueza e tradição, incorporando o cunho literário desde os preparativos, até as apresentações das quadrilhas juninas. A ideia é engajar toda a comunidade escolar e fazer com que todos voltem os olhares para a riqueza da cultura popular brasileira e este é um ótimo momento para trabalhar a arte literária”, ressaltou.

Sobre o Projeto São João Literário

O São João Literário faz parte das atividades do Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE), do Instituto Brasil Solidário e envolve todas as escolas que participam das ações do Programa, em várias regiões do Brasil, mas principalmente no Norte e Nordeste do país. Com sua primeira edição realizada em 2013, o projeto tem como objetivo promover uma grande mobilização com foco no livro e no incentivo à leitura dentro das festividades juninas.

Uma lista de atividades é elaborada para serem desenvolvidas com todas as turmas do Fundamental I ao Fundamental II – organização da estrutura física da escola para a festa, montagem do cardápio e distribuição dos convites. O objetivo pedagógico do Projeto é conseguir engajar toda a comunidade escolar e fazer com que todos voltem os olhares para a riqueza da cultura popular brasileira, aproveitando esse período para trabalhar a arte literária.

No Projeto São João Literário – IBS além de desenvolver e incentivar o estudo das tradições e da cultura popular, trabalha-se com sequências didáticas que estimulam a produção e o estudo literário que resultam em aprendizagens significativas e a apresentação das muitas culminâncias que acontecem através da parceria com muitas escolas do nosso país.

As atividades do Projeto São João Literário podem ser realizadas com todos os segmentos escolares. O que diferencia a proposta em cada ano/ciclo é o gênero trabalhado e o seu desenvolvimento pelos diferentes professores.

Marcações: