Empresa chinesa assina acordo para implantação de energia eólica e solar no sertão da Bahia

Projeto de hidrogênio e amônia verde da Quinto Energy é um dos mais consistentes do mercado, diz diretor da CGN

Por Redação
30/05/2023 às 13h41
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Empresa chinesa CGN Brazil Energy assinou nesta terça-feira (30) um memorando de entendimento (MoU) com a empresa brasileira Quinto Energy visando a implantação mega complexo de energia eólica e solar, no sertão da Bahia, com foco na produção de hidrogênio verde em larga escala.

O acordo de cooperação foi assinado pelas empresas na manhã desta terça (30) com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, no Senai Cimatec, na mesma cerimônia onde ocorreu a inauguração do Complexo Eólico Tanque Novo, segundo maior projeto da CGN no Brasil, cujo investimento foi de R$ 1,15 bilhão.

E a parceria com a Quinto, que visa a implantação de parques eólicos e solares com capacidade instalada de 14GW, sinaliza a expansão da CGN no Brasil.

"Estamos em contato com a Quinto há um bom tempo, mas recentemente vínhamos estudando alguns projetos de hidrogênio e amônia, e consideramos um dos projetos mais consistentes que a gente viu no mercado. Acreditamos muito no projeto e no conceito que está sendo implementado pela Quinto Energy", afirma o diretor de Desenvolvimento de Negócios da CGN Brazil Energy, André Martini.

CEO da Quinto, Rafael Cavalcanti destacou a potência da parceria.  "Temos uma sinergia muito grande com a CGN, que vê o potencial da Bahia para produção de hidrogênio verde em larga escala. A Bahia é o futuro dos combustíveis renováveis. Em suas diferentes formas, com fonte híbrida de energia éolica e solar, linhas de transmissão interligadas, Polo Petroquímico interligado ao Porto de Aratu, a Bahia vai liderar o processo das refinarias verdes do mundo", afirmou o CEO da Quinto Energy, Rafael Cavalcanti.

Também estiveram presente no evento o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia, Efrain da Cruz, o embaixador da China no Brasil, Zhu Qingqiao, e a presidente da Abeeolica (Associação Brasileira de Energia Eólica), Elbia Gannium.

Sobre a CGN

A CGN Brasil Energia é uma empresa que atua no desenvolvimento, implantação e operação de projetos de energia renovável. Continuando com a sua estratégia de desenvolvimento internacional, a CGN Energy International Holdings (CGNEI) do Grupo CGN, empresa com atuação mundial no mercado de energia, adquiriu a Atlantic Energias Renováveis S.A, que pertencia à Actis, gestora britânica de fundos de private equity.

Mediante a aquisição, a companhia renomeada CGNBE assumiu 100% os negócios da Atlantic. A empresa passou a ser a quinta maior produtora de energia limpa na America Latina, de acordo com a BloombergNEF (BNEF).

Sobre a Quinto Energy

No mercado há 15 anos, a Quinto é uma empresa desenvolvedora de projetos para implantação de parques de energia eólica e solar, com foco na produção de hidrogênio verde em larga escala.

Em seu portfólio tem cinco complexos híbridos com capacidade instalada de 14GW. A empresa tem 2,8 mil propriedades arrendadas e regularizadas, totalizando 258 mil hectares em 15 municípios baianos. Todo o projeto foi desenvolvido de forma estratégica para viabilizar o escoamento da produção energética para a planta de H2V, com o objetivo de torná-lo com preço de mercado mais competitivo.