Governo nega pedido de mais de 104 milhões de brasileiros para auxílio emergencial

Segundo Caixa, inconsistências no cadastro fizeram com que recebimento do benefício não fosse aceito

Por Redação
11/04/2020 às 19h52
  • Compartilhe
Foto: Marcelo Casal Jr / Agência Brasil
Foto: Marcelo Casal Jr / Agência Brasil

Cerca de 104,1 milhões de brasileiros tiveram o pedido de recebimento para o auxílio emergencial (no valor de R$ 600) negado, até a noite da última sexta-feira (10). De acordo com a Caixa, neste grupo estão desde aqueles que não têm direito porque não estão no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal, fraude ou desinformação em relação aos critérios exigidos.

Os pedidos são analisados pela Dataprev, empresa de tecnologia ligada ao Ministério da Economia, com apoio ainda do Banco do Brasil. O governo tem sido enfático sobre possíveis fraudes no auxílio emergencial. A Polícia Federal e a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) já trabalham no mapeamento de quem busca se aproveitar da crise.

A Caixa informou que 31,5 milhões de brasileiros concluíram cadastro até sexta-feira à noite. Foram enviadas 135,6 milhões de mensagens por celular (SMS) para a confirmação do cadastro do auxílio emergencial. A central 111, na qual os brasileiros podem tirar dúvidas e pedir informações, recebeu até o momento 8,6 milhões de ligações.

*Com informações do R7/Estadão Conteúdo.