Rui diz que Consórcio Nordeste quer fretar avião para buscar equipamentos na China

Em entrevista, governador também falou sobre ações do Estado no combate a Covid-19

Por Yuri Abreu
08/04/2020 às 14h00
  • Compartilhe
Foto: Mateus Pereira/GOVBA
Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O governador da Bahia, Rui Costa (PT) afirmou, nesta quarta-feira (8), que o Consórcio Nordeste está buscando meios para viabilizar o fretamento de aviões para buscar equipamentos como respiradores, máscaras e equipamentos na China, diante da "guerra mundial" pela aquisição dos insumos.

"Estamos conversando com as empresas aéreas sobre a possibilidade e ver como os estados podem contribuir para que consigamos fretar um avião e buscar esses insumos, tão importantes na luta contra essa doença", disse Rui Costa, em entrevista a TV Itapoan Record.

Na oportunidade, ele relevou que mais uma pessoa veio a óbito, na última terça-feira (7), por causa do coronavírus. Trata-se de um homem, de 76 anos, que morava na cidade de Araci, no interior da Bahia. O governador reforçou o pedido para que as pessoas procurem se precaver e fiquem em casa.

"Eu sei que a situação é chata, mas vamos resistir unidos. Vale lembrar que o Brasil é um país pobre, com carência de recursos para combater a doença, diferente de países ricos. Não queremos ver as cenas de caminhões firgoiríficos na porta dos hospitais para recolher corpos. Peço as pessoas que fiquem em casa e, quem precisar sair, use máscara", alertou.

Por último, ele falou sobre os recursos federais que chegaram à Bahia - R$ 69 milhões ao todo, até agora - e que serão utilizados principalmente em ações no interior. "Vamos montar centros de atendimento em cidades como Aaraci, Tucano e na Ilha, além da abertura de hospitais em Vitória da Conquista, Caetité e Barreiras. Em Salvador, já devemos ter o Hospital Espanhol funcionando a partir da semana que vem e esperamos logo que a Arena Fonte Nova já esteja em condições de uso como hospital de campanha", disse o petista.