Fim de festa! Psicólogo explica como lidar com as emoções após o Carnaval

Sérgio Manzione destacou sobre as motivações que estão por trás da diversão e a sensação de liberdade que aflora neste período do ano

Por Larissa Nunes
27/02/2023 às 13h02
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Carnaval é uma das datas comemorativas mais importantes no calendário do brasileiro, e também uma das mais antigas. É uma festa para extravasar, se jogar e curtir tudo que ela tem para oferecer, porém, como se diz no ditado popular: "tudo que é bom dura pouco".

Passados os dias da folia que tanto foi esperada, sobretudo após dois anos de pausa devido à pandemia, é chegada a hora de realinhar a órbita e voltar para a realidade. É o que explica o psicólogo Sergio Manzione, sobre como lidar com as emoções depois do encerramento de dias tão intensos, como o Carnaval.

"Chegando a Quarta-Feira de Cinzas vem o conceito da realidade, que é relativo ao racional. É ele que vai pegar seus impulsos e transformá-los numa forma construtiva, é o momento que as pessoas caem na real. É muito natural que depois do Carnaval bata aquela saudade dos momentos bons, as regras morais ficam mais frouxas e as relações pessoais ficam mais tranquilas em muitos casos, mas temos que retornar para a rotina", afirmou o especialista, durante entrevista com o editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra no programa Nova Manhã, da rádio Nova Brasil FM.

Sergio Manzione destacou ainda as motivações que estão por trás da diversão e a sensação de liberdade que aflora neste período do ano. "A gente está diante de dois princípios que são o do prazer e o da realidade. Durante o Carnaval, nós temos o princípio do prazer dominante, ou seja, ele é aquilo que nos move, que está ligado à força que nos impulsiona para frente, e o seu único objetivo é a busca da satisfação dos nossos desejos."

Sobre a tal liberdade que muitos utilizam como "válvula de escape" para subverter a ordem vigente, ou fazer coisas que não fariam em outros períodos, o especialista ressaltou que durante a folia não está liberado extravasar geral.

"Não pode tudo, porque não podemos passar as regras, que são as regras de convivência básica da sociedade. Se pudéssemos tudo na folia, a festa durava um dia só e as pessoas iriam destruir tudo. Tem que haver o respeito com o outro, o outro deve estar sempre à nossa frente. As regras durante o Carnaval ficam mais frouxas, as pessoas tendem a ficarem mais livres, porém isso não significa que pode tudo". frisou.

Como grande parte da população afirma que o ano só começa após o término do Carnaval, Sergio Manzione falou sobre começo do planejamento para os 304 dias que restam de 2023.

"O planejamento tem que ser feito sempre, mas a gente tem a grande oportunidade de se planejar no primeiro dia do ano. Porém, passados os dias mais festivos do calendário, e o verão chegando ao fim, não precisa também pensar muito naquilo que vai acontecer porque as coisas vão acontecer naturalmente e teremos que lidar com todas elas", pontuou.