Planejamento para o Ano Novo

"Não importa em qual situação você se encontra, o que interessa é saber para onde quer ir, e, também como fazer para chegar lá", diz Sérgio Mazione

Por Redação
31/12/2022 às 17h16
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quando chega o Ano Novo muitos são os planos e as promessas. O ideal é ter objetivos que seja alcançáveis, mas muita gente se perde por falta de um guia, que  indique a direção. Para quem não sabe para onde ir, qualquer caminho serve...

Você já sabe o que quer e o que pretende para o Ano Novo? Não importa em qual situação você se encontra, o que interessa é saber para onde quer ir, e, também como fazer para chegar lá. Temos de ter um projeto de vida para servir de mapa de nossa existência, pois esse propósito é que nos move para a ação.

O verbo "mover" tem sua origem no latim "movere", que é a mesma raiz para "motivo" e "motivação". Então, a sua motivação é algo que lhe impulsiona, que lhe faz ultrapassar a barreira do estático.

Assim, se você quer ter um resultado diferente é preciso fazer diferente, ou, em outras palavras, se você fizer sempre igual o resultado vai ser sempre o mesmo. É preciso agir, movimentar as coisas e ser motivado por algo. O que lhe motiva? Você não sabe ainda ou cansou de estar motivado, e não dar em nada? Dar errado faz parte do processo, e só erra quem faz. O que pode acontecer é você estar andando sem a direção correta e sem um método eficaz, que traga resultados práticos.

Você acorda pela manhã e se sente motivado(a) para fazer algo que vai lhe dar prazer? Mesmo cansado ou adoentado, você se sente bem para caminhar na direção do seu objetivo? Se sim, ótimo, você está indo bem. Atribui-se ao Confúcio, filósofo chinês, o pensamento que diz "não basta estar no caminho certo, mas é preciso andar nele".

Novamente estamos falando em movimento, que gera ação. Caso você não tenha essa motivação presente, então será preciso definir qual o seu projeto de vida. Comece pensando sobre as coisas que você faz e se, de fato, são do seu agrado. Faça uma lista de tudo o que você quer para você, e não importa se são coisas materiais ou sonhos: coloque tudo na lista na ordem que vier na sua cabeça. Não faça nenhuma autocensura ou pré-julgamento, simplesmente coloque na lista todos os seus desejos. Você quer se aposentar aos 40 anos? Coloque na lista. Você quer ter uma Ferrari amarela ou fazer faculdade de psicologia? Coloque lá. O tamanho da relação de desejos será do tamanho  da sua imaginação e, portanto, não se importe, ainda, se é viável ou não.

Com a lista de desejos pronta, você vai para um segundo estágio, que é o de separar o  que é possível de ser realizado. Esqueça certas frases de efeito que atrapalham sua jornada, do tipo "querer é poder", pois isso pode lhe colocar na direção errada.

Veja um exemplo: eu quero muito ganhar a medalha de ouro na corrida de cem metros rasos nas próximas olimpíadas. Quero muito mesmo, então eu posso, né? Resposta: impossível, pois não tenho estrutura muscular, treinamento, experiência, nem muito menos idade  para isso. Ou seja, apesar de ser um sonho, devo descartar dos meus objetivos por sua total inviabilidade. Já que eu gosto tanto assim de corrida, o que posso fazer é treinar com um profissional, que vai me orientar a correr melhor e melhorar meus tempos de corrida, mas dentro do meu limite físico.

Mas atenção! Cuidado na hora de definir o que de fato não pode ser feito, para fugir da tentação de achar que não pode fazer nada, e continuar como está. O que estou dizendo é que você deve ter consciência de quem você é e da sua realidade, pois só assim você poderá mudá-la. Pense no exemplo da pessoa  que tem todas as condições de ganhar a tal medalha de ouro no cem metros rasos, mas que não sai do sofá, tomando cerveja e assistindo jogos de futebol. Aí é diferente, pois a
pessoa tem condições de chegar lá, mas não quer ou não consegue por algum motivo.

Ter condições e não fazer é uma opção. Voltando para sua lista, eleja os cinco desejos mais  importantes e deixe os demais de lado, por enquanto. Desses cinco, defina os três mais importantes e é nesses que você vai focar.

E agora? Você já tem a lista de objetivos na mão e precisa definir metas. Nessa hora, muitos dos que fazem o programa de mentoria comigo, ficam patinando, mas é assim mesmo. Vamos supor que seu objetivo seja a graduação em nível superior, certo?

Esse é o seu objetivo, mas para você chegar lá vai precisar vencer muitos desafios que, no  conjunto, levarão até a conquista. No caso, você terá de estudar para passar nas provas, e cada uma delas será uma meta a ser atingida.

Quando você ultrapassar todas as metas previstas na faculdade, você estará capacitado a receber o diploma, que será o símbolo da conquista do seu objetivo maior. Entendendo isso, fica mais fácil você definir metas para todos os três objetivos da sua lista. Detalhe o máximo possível para o momento, mas não se preocupe com todos os detalhes, pois você terá de voltar à lista para ajustá-la sempre que necessário.

É só isso? Claro que não! Você tem de colocar em prática para funcionar, pois mesmo que você esteja no caminho certo, vai precisar andar nele para chegar ao seu destino.

Para facilitar a administração do seu tempo, você pode usar o conceito da Matriz de Eisenhower. Trata-se de dividir suas tarefas em quatro grupos diferentes, assim você conseguirá definir as prioridades com mais facilidade. No primeiro grupo coloque o que é "importante e urgente", que são coisas que precisam ser feitas agora. No segundo grupo coloque o que é "importante e não urgente", que são coisas que precisam ser feitas, mas não imediatamente. No terceiro grupo coloque tudo que "não é importante, mas urgente". Por fim, no quarto grupo, coloque o que "não é importante e não é urgente". Depois que você distribuiu toda sua lista nos quatro grupos então é a hora de agir! Portanto, Faça as coisas importantes e urgentes.

Agende as importantes, mas não urgentes. Delegue as não importantes, mas urgentes. Arquive as nem importantes, nem urgentes.

Agora que você tem um mapa básico na mão é só seguir em frente. Para você definir melhor seu projeto de vida e o mapa para atingir seus objetivos, a mentoria é um caminho bem interessante, onde um profissional experiente pode ser seu mentor nessa jornada.

Uma dica: faça metas que sejam possíveis de serem cumpridas, assim você não corre o  risco de se frustrar ao não atingir algo impossível. Mexa-se! Motive-se! Libere sua motivação! Feliz Ano Novo!

*Sergio Manzione é psicólogo clínico, administrador, mentor, podcaster, colunista sobre comportamento humano e psicologia no Portal Muita Informação!, e escreveu o livro "Viva Sem Ansiedade - oito caminhos para uma vida feliz". @psicomanzione