Morre turista canadense que estava em navio no Recife

Paciente infectado pelo Coronavírus estava hospitalizado desde 12 de março; navio com 605 pessoas ficou isolado por mais de uma semana


    

Por Redação
26/03/2020 às 22h45
  • Compartilhe
Foto: Marcos Porto / Pref Itajaí /Ag. Brasil
Foto: Marcos Porto / Pref Itajaí /Ag. Brasil

Morreu na madrugada de hoje (26) um turista canadense de 79 anos que chegou ao Recife num navio de cruzeiro. A confirmação de contaminação pelo novo coronavírus levou ao isolamento do navio com 605 passageiros por mais de uma semana. A informação da morte é da Secretaria de Saúde de Pernambuco. De acordo com a Anvisa, um segundo caso suspeito de coronavírus no navio foi descartado, e não houve ocorrências durante o período de isolamento.

O homem estava hospitalizado desde o dia 12 de março, após passar mal durante desembarque do navio Silver Shadow. Ele foi encaminhado a um hospital da capital pernambucana, onde teve confirmada a contaminação pelo novo coronavírus.

"O paciente foi mantido em ventilação mecânica e hemodiálise, fazendo também uso de medicamentos como o antiviral oseltamivir (tamiflu), indicado para tratar [a gripe] influenza em pessoas com quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave. Também foi utilizada a combinação entre azitromicina e hidroxicloroquina. Entretanto, ele faleceu na madrugada de hoje", informou a secretaria, em nota.

Isolamento

O caso de coronavírus no passageiro canadense fez com que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidisse pelo isolamento do navio, que transportava 605 pessoas, entre passageiros e tripulantes, de 18 nacionalidades.

Após mais de uma semana de confinamento, os passageiros puderam desembarcar a partir da sexta-feira passada e retornaram para seus respectivos países em voos organizados pela Royal Caribbean, empresa controladora da Silversea Cruise, responsável pelo navio com bandeira das Bahamas.

A morte do turista canadense elevou para três o total de vítimas fatais do novo coronavírus em Pernambuco, que registrou na véspera seu primeiro óbito relacionado com a Covid-19. No total, o estado tem 46 casos confirmados da doença até o momento. A identidade do turista que morreu hoje ainda não foi fornecida.

Fonte: Agência Brasil