Caixa Cultural Salvador apresenta a exposição 'O Universo da Mobgrafia'

Mostra reúne fotografias produzidas por dispositivos móveis

Por Redação
14/08/2022 às 07h31
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Será aberta na próxima terça-feira (16), a exposição "O universo da mobgrafia", de Roberto Faria, que conta com 150 fotografias feitas com dispositivos móveis. A abertura ocorrerá às 19h, no Espaço Caixa Cultural Salvador, no Centro. A cantora Maria Bethânia será destaque na mostra, com texto de apresentação e comentários sobre fotos selecionadas. O público pode conferir o evento de 17 de agosto a 20 de novembro, das 9h às 18h.

A exposição é a primeira mostra do gênero na Bahia, assinada pelo fotógrafo baiano, que explora a arte de fotografar utilizando aparelhos móveis.

A Mobgrafia nasce da revolução tecnológica promovida pelo aperfeiçoamento das câmeras fotográficas em smartphones e tablets. Do ponto de vista da técnica, um dos pontos que diferencia a Mobgrafia da fotografia tradicional é o fato de que a captura da imagem, sua edição e compartilhamento ocorrem no mesmo equipamento. Ao mesmo tempo, enquanto movimento cultural, a Mobgrafia contribui para a democratização do fazer artístico. pois permite que qualquer pessoa se expresse por meio da arte fotográfica, não penas fotógrafos profissionais, munidos de equipamentos especializados.

As imagens que compõem a exposição foram produzias por Roberto Faria entre 2019 e 2022. São recortes do seu cotidiano, com um olhar focado numa linguagem clara e simples, na qual as histórias podem ser facilmente entendidas pelos visitantes da exposição.

Na mostra, dentre outras, estarão expostas a "Fotografia do Cartaz", imagem com a Baiana da Irmandade da Boa Morte. Essa obra foi vencedora da categoria Street, no Festival Nacional de Mobgrafia, e aceita na XXII Bienal de Arte Fotográfica em Cor, promovida pela Confederação Brasileira de Fotografia.

Para o fotógrafo, a inauguração da exposição "é uma emoção muito grande, principalmente por ser uma exposição individual, num dos templos da cultura e arte em Salvador, que é a CAIXA Cultural."

A CAIXA Cultural Salvador oferece, gratuitamente, visitas mediadas à exposição. Também estão disponíveis Jornadas Pedagógicas para grupos escolares e instituições sociais, com programa de visitação que promove experiências pedagógicas e artísticas. Agendamentos podem ser feitos diretamente pelo site caixacultural.gov.br ou pelo telefone (71) 3421-4200.

Sobre o artista:

Roberto Faria publicou trabalhos em veículos como National Geographic, Horizonte Geográfico, Fotografe Melhor, Mar & Mar, Náutica, Velejar, Photógrafos, Viagem & Turismo e nos jornais A Tarde, Correio, Gazeta Mercantil e Tribuna da Bahia.

Em 2006 teve duas fotografias na Bienal de Fotografia Natureza da Croácia e duas fotografias na Bienal da Arte Fotográfica P&B no MIS São Paulo. Em 2008 recebeu Menção Honrosa com a obra Menino Deus, na XXV Bienal de Arte Fotográfica em P&B, promovida pela Confederação Brasileira de Fotografia.

O fotógrafo realizou, em 2011, a exposição individual Salvador de Todas as Cores, e, em 2012, participou de exposição em homenagem ao centenário do nascimento de Jorge Amado no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, e no Museu de Arte Moderna da Bahia. Recebeu medalhas, menções e premiações e agora inaugura sua primeira mostra na CAIXA Cultural.