De pai para filho: Miguel e Diego Brandão compartilham amor pela Medicina

Ao Portal M!, pai e filho destacaram a amizade entre ambos e a paixão pela Medicina como principal legado passado entre gerações

Por Bruno Brito
14/08/2022 às 18h12
  • Compartilhe
Foto: Acervo pessoal
Foto: Acervo pessoal

Um dos ditados mais antigos e conhecidos da sociedade, "filho de peixe, peixinho é", além de refletir a educação passada de geração para geração, em alguns casos, podem indicar o fato dos filhos herdarem o desejo de seguirem a profissão dos pais. Por isso, neste Dia dos Pais, o Portal M! listou alguns casos de pais que inspiraram seus filhos na escolha da sua profissão. 

Um desses exemplos, envolve o médico Miguel Brandão que serviu de inspiração para seu filho, Diego Brandão, seguir a carreira médica. Coordenador do Departamento de Cirurgia Oncológica da Clínica AMO, Miguel destacou que desde cedo, Diego já dava sinais de que seguiria seus passos. Hoje ele está no 11º semestre do curso de Medicina na Universidade Salvador (Unifacs).

"A maior influência para ele seguir a carreira, creio ter sido o exemplo. Como exerço a profissão por amor, com muita dedicação e estudo, acredito que isso o influenciou positivamente. Desde cedo ele demonstrou que seguiria os meus passos", contou o pai.

Com esse desejo desde criança, Miguel lembra de quando o pequeno Diego, ainda na infância, queria pegar os seus melhores livros de medicina do gabinete. "Ele sempre queria levar os melhores livros do meu gabinete. Os livros que foram fundamentais na minha formação. Acabei sendo vencido e o deixei levar alguns", lembrou.

Hoje em dia, vendo Diego traçar seu próprio caminho em busca da formação em medicina, Miguel destacou o grande orgulho que sente do seu filho. Confiante no futuro do filho, ele afirmou ter muita expectativa em vê-lo trilhar seu caminho.

"Sou um pai muito orgulhoso. Sua formação é espetacular, muito estudioso. Vejo Diego muito além dos meus passos. Nossa relação de pai e filho é ótima, estamos sempre juntos. Além de sempre orientar sua formação, sempre estamos estudando juntos", disse.

E é pensando nessa ótima relação entre pai e filho, que Diego tem como grande desejo atuar em conjunto com seu pai no futuro.

"Desde a minha infância lembro que tenho desejo de exercer a profissão. Acho que nunca passou pela minha cabeça ser algo oposto, sempre almejei estar em conjunto com meu pai no futuro. Desde pequeno tinha grande curiosidade sobre o corpo humano, lembro de sempre ser minhas maiores notas na escola", contou.

Para ele, que é vice-diretor do Centro de Estudos da clínica AMO, um dos sinais de que seguiria a carreira médica, é o fato de que na infância, sempre que ia ao hospital, fazia diversas perguntas aos médicos de plantão.

"Sempre que acabava em um hospital quando pequeno, me perguntavam se eu aspirava em ser médico no futuro. Acho que, pelo motivo de sempre ter feito muitas perguntas enquanto estava internado. Queria saber a função de cada equipamento, procedimentos, entre outros", relembrou Diego.

Momento marcante

Por sua vez, ao lembrar do momento mais marcante ao lado do seu pai, Diego citou o momento em que Miguel recebeu uma pintura da Sociedade Americana de Cirurgiões.

 "Acho que o principal seria receber a pintura da Sociedade Americana de Cirurgiões, para mim foi algo incrível. Sabendo a história do meu velho, poder estar presente em um momento tão importante quanto esse, ainda na minha infância, acredito ter sido um dos fatores decisivos para minha escolha de carreira", lembrou.

Além desse momento, Diego ressaltou que outros momentos também o marcaram. "Como trazer a cirurgia micro gráfica para a Bahia, a criação da AMO ou mesmo, recentemente, ser escolhido como vice do grupo Brasileiro de Melanoma", listou.

Por fim, o filho também destacou a ótima relação com o pai, a quem é tido como seu "melhor amigo". Nós temos uma ótima relação. Desde pequeno, ele é como se fosse meu melhor amigo. Tenho muitos valores que obtive em conversas com meu pai que serviram como meus", ressaltou.