IDA abre seu verão inspirada pelo movimento e pela fluidez do mar e a liberdade das viagens

A coleção Marés é composta de duas cápsulas que apostam em novas texturas nas malhas e sarjas, além de um novo tecido responsável em linho

Por Redação
11/08/2022 às 11h30
  • Compartilhe
Foto: Divulgação/Luca Oliva
Foto: Divulgação/Luca Oliva

As marés são um dos fenômenos mais simbólicos da natureza. O ir e vir das águas do mar e suas correntes, ditado pela atração entre o Sol e a Lua, é uma analogia marcante para a força que impulsiona as ações humanas, com suas peculiaridades e contradições, avanços e recuos. Isso reforça a ideia de que a essência da construção de uma trajetória autêntica é o movimento que, junto da fluidez e da liberdade, dá o tom do verão da marca de moda responsável IDA.

A etiqueta abre a estação mais esperada do ano com a coleção Marés, que chega com duas cápsulas, Maré Alta e Maré Baixa, às suas lojas e e-commerce no dia 4 de agosto. Essa primeira entrada de verão destaca novas misturas têxteis que reforçam a criatividade, o conforto e a versatilidade que são parte do DNA de IDA e da feminilidade contemporânea e leve da etiqueta.

A cápsula Maré Baixa tem o predomínio de peças em malha, material frequente nas linhas da marca. E a aposta é levar os looks de malha para além do casual, com efeito texturizado. "A malha tem esse aspecto de conforto, e é a primeira vez que temos mais malha que tecido plano em uma cápsula. Trazemos malhas texturizadas pois acreditamos que ela pode ser inserida em momentos que não só o comfy", diz Gabriela Machado, head de estilo da IDA.

Como em grande parte do mix da marca, a malha das duas cápsulas de Marés é feita de matéria prima responsável, neste caso, o algodão certificado. Silhuetas amplas pontuadas por recortes ganham vida nas malhas, reforçando a abordagem nada óbvia do vestir feminino. As linhas mais limpas tomam forma nos tecidos planos, de fibras recicladas ou certificados, como a tricoline BCI, material de conjuntos que multiplicam possibilidades de produções com as peças usadas separadamente.

Maré Alta, a outra cápsula da coleção, destaca as peças em jeans e sarja, que aparece pela primeira vez em versões tinturadas, com cores criadas para potencializar os recortes das roupas feitas neste material. O denim de IDA também traz um sopro de novidade: os itens aparecem em combinações bicolores, sem perder de vista o cuidado com o ambiente. "Sabemos que o jeans tem um potencial forte e sempre trabalhamos com as categorias mais ecológicas que as tecelagens oferecem, porque mantemos a preocupação com a lavagem não muito agressiva", afirma Gabriela. Também nesta segunda etapa da coleção, a marca trabalha um tecido inédito em seu repertório, que mistura linho com viscose certificada e dá vida a tops cropped, calças amplas e bermudas.

Carro-chefe de IDA, o tricô está presente em Marés com fios reciclados a partir de viscose, e os itens desta técnica tem aspecto ainda mais sofisticado pela construção de seus fios em jacquard, cujo entrelaçamento forma um desenho único, mas com diferentes texturas. O tricô jacquard também inspirou a cartela de cores das cápsulas que compõem a coleção, com tons que fazem referência ao nascer do sol, ao mar e ao horizonte.

"O tricô jacquard deu vida à cartela da coleção inteira e a destrinchamos nessa construção porque valorizamos a riqueza da estrutura do tecido. Essa construção é o mesmo desenho, porém com fluidez diferente em dois caimentos, explorando a beleza entre os tecidos", Gabriela detalha. Presentes de forma alternada nas duas fases da coleção, os neutros off white, preto e areia são a base para diferentes tons, como verde militar e verde oliva, azul marinho e azul celeste, vinho, rosa queimado, amarelo, vermelho e verde espuma. 

Além das texturas da cápsula Maré Baixa, a malha de algodão reciclado também carrega outra novidade na mistura de tecidos em que IDA aposta em Marés. Na fase Maré Alta, as peças em malha recebem tingimento marmorizado pela primeira vez. "É mais uma forma de valorizar a malha para esse universo do conforto com uma referência mais street", finaliza Gabriela.