Como todo franco favorito, ACM Neto não participa do primeiro debate entre candidatos ao Governo da Bahia

Expectativa é que o postulante do União Brasil vá ao último embate, marcado para o dia 27 de setembro, na TV Bahia 

Por Cíntia Kelly
07/08/2022 às 18h40
  • Compartilhe
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Até 27 de setembro, quando será promovido o debate da TV Bahia, o único candidato que vai se ausentar de todo os outros encontros - ACM Neto (União Brasil) - deve ser 'espancado' pelos adversários, que aceitaram participar: Jerônimo Rodrigues (PT), João Roma (PL) e Kleber Rosa (Psol).

A interlocutores, Neto já disse que só vai participar do debate da TV Bahia. Ele argumenta que ninguém que esteve à frente das pesquisas foi a todos os debates. E cita o governador Rui Costa (PT), que quando disputou a reeleição, em 2018, foi a apenas dois embates.

A Band transmite o primeiro debate eleitoral neste domingo (7), às 21h. Será transmitido simultaneamente pelo rádio e canal do YouTube.

A justificativa usada por ACM Neto para se ausentar foi a extensa agenda no interior. De fato, apenas neste domingo são cinco cidades visitadas.

No entanto, a agenda poderia ser transferida para outra data, assim como os demais candidatos fizeram.

A ausência de Neto, que lidera com larga vantagem as pesquisas de intenção de voto até o momento, não é nada do outro mundo. É natural quem está à frente de pesquisas ou quem tenta a reeleição se ausentar de todos ou da maioria dos debates.

A intenção é escapar de ser o alvo preferencial dos adversários, que fazem 'tabelinha' para massacrar ou escantear quem está à frente das pesquisas.

Outro elemento a ser considerado é a imprevisibilidade do desempenho do candidato que lidera.

O articulista Rodrigo Daniel Silva trouxe recentemente um recorte do primeiro debate ocorrido na década de 1960, nos Estados Unidos, entre John Kennedy e Richard Nixon.

Assistido por mais de 70 milhões de pessoas, o debate foi desfavorável para o franco favorito Nixon, que era o vice-presidente à época. "Ele apareceu no confronto assustado, carrancudo e abatido. Enquanto o seu adversário, John Kennedy, estava calmo e confiante", escreveu Rodrigo Daniel.

Quem quiser ver o desempenho de todos os candidatos cujos partidos têm assento na Camara dos Deputados é esperar o último debate, a cinco dias das eleições. Antes disso, só se os ventos soprarem desfavoráveis a ACM Neto.