"Eu e o Ciro estamos no mesmo campo democrático, contra a polarização ideológica", diz Simone Tebet

Pré- candidata do MDB à presidência afirmou que vai propor no Senado a criação de uma ouvidoria feminina

Por Jones Araújo
02/07/2022 às 13h18
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A senadora Simone Tebet (MDB) afirmou, neste sábado (2), em participação no desfile da Independência da Bahia, em Salvador, que o encontro entre ela e o pré-candidato do PDT, Ciro Gomes, foi "extremamente cortês".

"Eu e o Ciro nos damos bem, estamos no mesmo campo democrático, contra a polarização ideológica, que está levando o Brasil para o abismo", disse a parlamentar. "E combinamos de conversar a qualquer hora, em breve e no momento certo."

A pré-candidata do centro democrático (MDB, PSDB e Cidadania) ao Planalto foi que questionada pela imprensa se essa cordialidade poderia diminuir ao longo da campanha eleitoral. "Não", afirmou a senadora.

"Nosso objetivo é único: dar igualdade de oportunidades às pessoas e acabar com o radicalismo. A pauta é uma só, não há porque brigar se a pauta é única. Tenho certeza que, no momento certo, vamos conversar e, quem sabe, estaremos juntos."

Ouvidoria feminina

Tebet também disse que vai propor no Senado Federal a criação de uma ouvidoria feminina - com cargo exercido, portanto, por uma mulher - em todas as estatais brasileiras. O objetivo da medida é estimular denúncias de assédio sexual ou moral nessas empresas.

"Se as ouvidorias e o compliance dessas entidades não escutam, fazem corpo mole ou não reconhecem o que é assédio moral ou sexual, com uma mulher ouvindo o que outras mulheres têm a dizer, nós faremos a diferença", disse a parlamentar.

Simone observou que, em geral, apenas 15% das mulheres que sofrem agressões dessa natureza as denunciam formalmente. "Isso ocorre porque é uma dura escolha", disse.

"Muitas delas têm medo de denunciar esses casos, porque, entre outros motivos, não querem perder o emprego." A proposta de criação da ouvidoria feminina nas estatais foi resultado das denúncias de assédio sexual na Caixa Econômica Federal que ganharam o noticiário nacional ao longo da última semana.