Leo da Estakazero chama atenção para contratações de governos que descaracterizam tradição junina

"Com isso as novas gerações ficam sem entender direito o significado do São João", diz

Por Jones Araújo
23/06/2022 às 11h50
  • Compartilhe
Foto: reprodução / Youtube
Foto: reprodução / Youtube

O São João traz o peso da importância de ser a maior festa do Nordeste por ressaltar a tradição cultural, ajudar na fomentação do turismo, economia e incentivar artistas do segmento. No entanto, as celebrações em datas da temporada, traz para debate um problema enfrentado por quem vive do forró: a contratação de cantores com cachê milionário em detrimento de muitos outros que acabam sem ter reconhecimento e pagamento devido. 

"Cada vez mais a festa junina que é cultural, passa a ser invadida por movimentos musicais que não fazem parte desse contexto. É bastante polêmico e é importante que isso seja discutido com os políticos", chama atenção o vocalista da Banda Estakazero, Leo, em entrevista para o programa Nova Manhã, da rádio Nova Brasil FM (104,7 FM), comandado pelo editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra. 

De acordo com o integrante da banda que possui 20 anos de estrada, esse movimento pode influenciar também na descaracterização da tradição junina. "Além disso tudo, artistas que não fazem parte da cultura nordestina, que por estarem na mídia, vem e ocupam o espaço. Com isso as novas gerações ficam sem entender direito o significado do São João. A principal celebridade que deveria ser cultuada é a tradição", pontua.  

Viver do forró 

Leo ressalta que hoje o forró é a sua principal fonte de renda, parte disso, segundo ele, pelo talento, aceitação do público com o trabalho da Estakazero e aceitação da Bahia.  

"O forró é um ritmo bastante visto nas festas. No período junino os artistas principais do momento se tornam atração, mas durante o ano inteiro temos um público por toda a Bahia e outras regiões do país. A Bahia absorve bem, a gente tem o sucesso reconhecido, temos 400 cidades para estar tocando durante o ano. Minha principal fonte de renda é a Estakazero", diz. 

Público mais jovem 

Perguntado sobre a relação com diversos públicos, incluindo o mais jovem, Leo destaca a mudança de linguagem da banda com as novas mídias digitais.  

"Eu fico muito feliz com essa renovação do público. Procuramos se atualizar com a linguagem. Há um trabalho muito grande de bastidor, para que a banda se mantenha nesse contexto. Acredito que a verdade da Estakazero na questão da manutenção da sonoridade do forró pé de serra faz com que o público tenha um carinho especial. Nossas músicas não ficam velhas com o passar do tempo. É um repertório que as pessoas esperam o ano todo chegar o São João para estar ouvindo, isso nós dá uma responsabilidade muito grande", analisa.

Vacina  

O cantor também chamou a intenção para a importância do público se vacinar contra a Covid-19. "As pessoas que não se vacinaram estão assumindo um risco muito grande. A sociedade não pode mais parar, ficamos dois anos parados. A economia e o turismo ficaram prejudicados. Esse ano vai ser importante para o retorno, para que o país volte a crescer. É importantíssimo que quem não se vacinou se vacine, porque o vírus vai correr por aí". 

Confira a entrevista: