"Em todas as áreas da Larco existem ações voltadas ao meio ambiente", revela gerente da empresa

Convidado do Podcast do M!, Antônio Helindon da Silva fala sobre como a preservação ambiental e a sustentabilidade fazem parte das ações estratégicas 

 

Por Bruno Brito e Bruna Ferraz
30/05/2022 às 20h15
  • Compartilhe
Foto:  Divulgação
Foto: Divulgação

A temática ambiental tem ganhado cada vez mais espaço nos debates atuais, e diante deste cenário, a Larco, empresa de distribuidora de combustíveis, já vem tomando medidas para garantir a adequação às práticas sustentáveis, conforme revelou o gerente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente, Antônio Helindon da Silva.

Segundo ele, existe hoje na Larco uma equipe formada por um grupo de especialistas que atuam somente em ações voltadas à preservação do meio ambiente e sustentabilidade.

"Eles estão antenados a essas questões. É algo que já é uma realidade na Larco e consideramos que já é uma estrutura bem consolidada e bem posicionada dentro da instituição", aponta.

Além disso, Antônio destacou que as medidas passam também pela contratação e capacitação de seus colaboradores às temáticas ambientais e sustentáveis. Ele aponta que, em todas as áreas existem ações específicas voltadas ao meio ambiente.

"Faz parte do calendário anual de capacitação e desenvolvimento das pessoas que trabalham na Larco, um programa de educação ambiental, nossos colaboradores já iniciam as atividades ouvindo falar sobre as questões relacionadas ao meio ambiente e permanece ao longo da sua permanência na jornada de trabalho, um agente de preservação do meio ambiente, entre outras atividades existentes", diz.

 

Projetos da empresa

Por fim, ele também revelou os planos da empresa para seguir atuante nas questões do meio ambiente. Segundo o gerente do setor de segurança, saúde e meio ambiente, foi criado um comitê para dialogar sobre essas temáticas. "É o primeiro passo, porque esse comitê está diretamente ligado às ações estratégicas da companhia, acho que esse é um ponto de destaque".

Ele afirmou também, que parte desses planos, passam pela padronização dos processos operacionais, seja na área de transporte ou na armazenagem de combustível.

"Existe uma base hoje, que está localizada em Candeias, que tem todo esse processo automatizado, permitindo que façamos esse processo de forma sustentável e menos agressiva ao meio ambiente, e a partir dessa base, as demais bases que vão surgir ou que já existem e não tem esse sistema, vão se padronizar e poderemos fazer operações mais sustentáveis", destaca.

 

Ouça a íntegra do podcast: