Guedes diz que estará em eventual 2º mandato de Bolsonaro se centro-direita mantiver força

Segundo ele, essa aliança é "caminho de prosperidade"

Por Cíntia Kelly
19/05/2022 às 16h43
  • Compartilhe
Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou nesta quinta-feira (19) que fará parte de eventual segundo mandato do presidente Jair Bolsonaro, caso ele seja reeleito, se a aliança política de centro-direita mantiver força.

"Se essa coalizão [de centro-direita], que é o caminho da prosperidade, seguir, é natural que eu apoie, ajude e esteja lá", disse, ao avaliar que esse grupo político vem se fortalecendo e ampliando viés reformista.

Em evento promovido por Arko Advice e Traders Club, Guedes ainda voltou a defender um corte de encargos trabalhistas para dinamizar a economia, apoiando também a privatização da Petrobras.

"Hoje falta petróleo, não é? Quem sabe se privatizar a Petrobras vai ter petróleo, todo mundo vai entrar [nesse mercado]", afirmou.

Na apresentação, Guedes disse ser possível aprovar ainda neste ano uma minirreforma do Imposto de Renda, justificando que um grupo político tem interesse em cortar impostos de empresas e outro grupo importante quer um programa de Refis (refinanciamento de dívidas tributárias).

De acordo com o ministro, a proposta de menor porte poderia incluir uma taxação de 10% sobre a distribuição de lucros e dividendos. O texto aprovado pela Câmara no ano passado, e que travou no Senado, prevê uma alíquota de 15% -o governo havia proposto 20% inicialmente.

A proposta teria ainda, segundo ele, um Refis e um corte de tributos sobre empresas em menor proporção do que o planejado pelo governo anteriormente, dos atuais 34% para cerca de 28%. O texto aprovado pela Câmara e que travou no Senado levaria a tributação para 26%