Edson Fachin diz a deputados no TSE sobre "quem for eleito será diplomado"

As declarações de Fachin defendem e reiteram a segurança desse processo, que marca a democracia brasileira

Por Redação
19/05/2022 às 15h10
  • Compartilhe
Foto: Reprodução / Metrópoles / Rafaela Felicciano
Foto: Reprodução / Metrópoles / Rafaela Felicciano

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, disse a deputados da oposição que "quem for eleito será diplomado". A fala aconteceu na noite de quarta-feira (18), em resposta a ameaças públicas do presidente Jair Bolsonaro (PL), contra o sistema eleitoral vigente no Brasil. As declarações de Fachin defendem e reiteram a segurança desse processo, que marca a democracia brasileira.

No ato de diplomação, a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi eleito e está apto a tomar posse no cargo público. Na cerimônia, os eleitos ganham um diploma do tribunal eleitoral. A reunião aconteceu no gabinete de Fachin no tribunal com pelo menos 11 parlamentares e oito servidores. O encontro foi solicitado pelas lideranças da Minoria e da Oposição na Câmara para tratar do processo eleitoral. As informações são da coluna do Guilherme Amado do site Metrópoles.

Na semana passada, a corte concluiu a última etapa do Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação (TPS), com a ajuda de especialistas. A lista de deputados presentes à conversa incluiu: Marcelo Ramos (PSD), vice-presidente da Casa; Jandira Feghali (PCdoB); Perpétua Almeida (PCdoB); Joenia Wapichana (Rede); Rubens Bueno (Cidadania); André Figueiredo (PDT); Wolney Queiroz (PDT); Reginaldo Lopes (PT); Arlindo Chinaglia (PT); Alencar Santana (PT); e Henrique Fontana (PT).