Feira de Saúde acolhe moradores da Liberdade nesta quinta-feira

Confira que serviços serão oferecidos entre 8h e 12h

Por Redação
19/05/2022 às 07h30
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Aferir pressão arterial, oferecer aconselhamento nutricional, aplicar testes rápidos contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's) e realizar distribuição de preservativos são alguns serviços que serão oferecidos nesta quinta-feira (19), das 8h às 12h, na Feira de Saúde organizada no Multicentro de Saúde Liberdade. 

A ação será realizada no estacionamento da unidade e comemora os 60 anos do equipamento de serviço público, instalado em 1962 na Estrada da Liberdade, como Centro de Saúde Professor Bezerra Lopes.

Os pacientes da região também terão acesso à vacinação contra a gripe. A dose estará disponível para o público eletivo - crianças de seis meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, deficientes permanentes, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, força de segurança, professores e pessoas com comorbidades.

A gestora da unidade, Claudia Gonçalves, ressalta que ver os pacientes bem acolhidos e com a saúde em dia é sinônimo de festa para a unidade.

"São serviços básicos, mas essenciais para a prevenção de tantas doenças. Será um momento de intensificar o que já partilhamos aqui. Todos os funcionários estão empenhados em fazer acontecer essa ação extramuros, no intuito de servir bem aos pacientes", explica.

 

Modelo Multicentro

Entre procedimentos de finalidade diagnóstica e consultas especializadas, o Multicentro é o reforço dos atendimentos ambulatoriais da capital baiana. Nesse modelo de assistência, a unidade da Liberdade existe há seis anos. Antes disso, o prédio era gerido pelo Governo do Estado, atendendo como Centro de Saúde Professor Bezerra Lopes.

No local, são oferecidos serviços de média complexidade, ajudando a resolver as demandas geradas pelos postos de saúde. O propósito é prestar atendimento em serviços de apoio diagnóstico e terapêutico, fortalecendo assim o processo de integralidade do cuidado, hierarquização e regionalização dos serviços de forma humanizada e resolutiva.

Os Multicentros de Saúde oferecem consultas médicas em diversas especialidades, em complementação à Atenção Primária.

Dentre elas, estão Angiologia, Cardiologia Adulto e Pediátrica, Clínica Geral, Dermatologia Clínica e em atenção à pessoa com Albinismo, Endocrinologia Adulto e Pediátrica, Gastroenterologia, Ginecologia e Obstetrícia, e Hematologia Adulto e Pediátrica em atenção à pessoa com Doença Falciforme.