Eleições 2022: Regularize o seu título até o dia quatro de maio e não abra mão do seu direito de votar

Por Márcio Marinho*
20/04/2022 às 17h32
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Olá, povo querido da Bahia! Trago hoje reflexões que julgo merecedoras para a sociedade baiana. Como presidente do Republicanos Bahia me debruço em um tema de grande importância: o voto e o seu poder no desenvolvimento de uma nação. Costumo dizer que através de uma votação consciente encontramos a força, a coerência e a oportunidade de conquistarmos a transformação social que tanto almejamos.

Neste contexto, relembro aos cidadãos que quatro de maio é a data-limite para convocar mudanças no título de eleitor, solicitar a primeira via do documento e outras pendências que se fazem urgentes e necessárias. Falta pouco para você ficar em dia com a Justiça Eleitoral. Quem perder esse prazo, não terá como participar desse ato da democracia, agendada este ano, para o dia dois de outubro. Nas Eleições Gerais de 2022, iremos escolher o presidente da República, governador, senador, deputados federal e estadual/distrital.

Outra informação 10 e relevante: para ficar em dia, o eleitor, além do modo presencial pode também regular sua situação on-line, através do Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE), que conta com o auxílio da assistente virtual Maia, ao serviço no site do Tribunal Regional Eleitoral - BA (www.tre-ba.jus.br) e ainda no aplicativo Telegram (@maiatrebot). Já adianto que alguns documentos serão cruciais no processo de regularização do título, a exemplo: do comprovante de residência atualizado, foto em formato de selfie segurando o documento de identificação ao lado do rosto, documento de identificação oficial com foto, certidão de casamento e militar, este último para os homens acima dos 18 anos.

O direito do voto é fundamental para escolhermos as autoridades que estarão no poder por anos conduzindo a Bahia e Brasil, atuando através de Projetos de Lei, Indicações, criação de políticas públicas, como ainda na execução do dinheiro público. É imprescindível observar o histórico, a conduta e as propostas de cada candidato no trabalho realizado em prol de melhorias na coletividade.

Quero utilizar desse momento para dizer que mesmo o voto não sendo obrigatório para pessoas com 16 e 17 anos, nós republicanos precisamos conscientizá-los da importância de contarmos com a participação primorosas das pessoas dessa faixa etária nos avanços nos quatro cantos do Brasil. Fiquei muito feliz com a pesquisa divulgada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que apontou um crescimento expressivo de 45% de fevereiro para março na quantidade de jovens que tiraram título de eleitor. Temos, hoje, mais de um milhão de jovens aptos a votar. Nós republicanos valorizamos em sua totalidade a participação do jovem na política do Brasil. Precisamos agir e juntos em favor de dias melhores para todos nós.

Espero que essa mensagem tenha despertado a todos de forma legítima acerca da importância do voto e a relevância do fortalecimento da democracia. Nós, do partido Republicanos, seguimos firmes na missão de colocar o país nos trilhos do progresso e não medirmos esforços para alcançarmos esse objetivo. Não desperdice o seu direito de votar. Vamos agir? Juntos, podemos sim, mudar a história dos baianos e de todo país. Caminhe conosco. Seja 10!

---------------------------------------

*Márcio Marinho é vice-presidente Nacional do Partido Republicanos, presidente estadual do Republicanos Bahia e deputado federal.

-------------

O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos respectivos autores, não representanto, portanto, a opinião do Portal Muita Informação!