China registra 72 casos de Covid-19 entre pessoas que chegaram para as Olimpíadas de Inverno

De acordo com os organizadores, nenhum dos atletas que desembarcaram no país até agora testou positivo para a doença

Por Redação
23/01/2022 às 17h00
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/CNN Brasil
Foto: Reprodução/CNN Brasil

Os organizadores das Olimpíadas de Inverno de Pequim disseram, neste domingo (23), que confirmaram 72 casos de Covid-19 entre os 2.586 funcionários relacionados aos Jogos que entraram na China de 4 a 22 de janeiro.

No mesmo período, não houve nenhum caso detectado da doença entre os 171 atletas e funcionários de suas equipes que desembarcaram no país.

Os preparativos finais estão ocorrendo para os Jogos de Inverno em meio a um aumento global de casos da variante Ômicron do coronavírus, altamente infecciosa.

O evento está programado para o período 4 a 20 de fevereiro dentro de uma bolha de 'circuito fechado' que separa todo o pessoal dos Jogos do público.

Dos casos confirmados, 39 foram encontrados em testes no aeroporto e 33 dentro do circuito, disseram os organizadores. Os participantes da 'bolha' estão sujeitos a testes diários, com 336.421 exames PCR administrados de 4 a 22 de janeiro.

O presidente do painel de especialistas médicos de Pequim 2022, Brian McCloskey, disse que os números são consistentes com os das Olimpíadas de Tóquio do verão passado e estão dentro das expectativas.

"Nós nunca estabelecemos uma meta de zero casos no circuito fechado", disse ele em uma coletiva de imprensa online neste domingo.

Todos os participantes das Olimpíadas precisam de dois resultados de teste PCR negativos dentro de 96 horas antes da partida para a China, e a maioria está viajando em voos fretados especialmente organizados.

Na semana passada, os organizadores disseram que os ingressos para as Olimpíadas não seriam vendidos ao público em geral devido à Covid-19 e, em vez disso, seriam distribuídos a grupos de pessoas que seriam obrigadas a adotar medidas rigorosas de prevenção antes, durante e depois de participar dos eventos.

A China conseguiu conter surtos domésticos de Covid-19 desde que a doença surgiu pela primeira vez na cidade central de Wuhan e praticamente fechou suas fronteiras para chegadas internacionais.

Neste domingo, o governo da cidade de Pequim introduziu outras medidas para conter a Covid-19 depois de encontrar nove casos transmitidos localmente na véspera.

 

* Com informações da CNN Brasil.