Uso de energia solar cresce 63% em Salvador e aquece mercado de trabalho

Prefeitura da capital oferece 20 vagas para curso gratuito de montador de sistemas fotovoltaicos

 

Por Redação
15/01/2022 às 07h30
  • Compartilhe
Foto: Jefferson Peixoto/Secom/PMS
Foto: Jefferson Peixoto/Secom/PMS

Em 2021, houve aumento de 63% do uso da energia solar fotovoltaica em Salvador, o que aqueceu o mercado de trabalho do setor. Segundo a Associação Brasileira de Energia Fotovoltaica (ABSOLAR), o segmento já trouxe mais de 650 empregos à capital baiana, e os números devem acelerar ainda mais neste ano por força do programa Salvador Solar, lançado em outubro de 2021 pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis).

Através de uma iniciativa da Secis e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), em parceria com a Trecon, empresa especializada em treinamento e manutenção no setor elétrico, a prefeitura vai oferecer 20 vagas para o curso gratuito de montador de sistemas fotovoltaicos.

A ação ocorrerá por meio do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), com o Programa Treinar para Empregar.

A capacitação começa no próximo dia 24 e prossegue até 1º de abril, com carga horária de 120 horas de maneira presencial. Os interessados em participar devem ter no mínimo 18 anos e Ensino Médio incompleto. Para saber mais detalhes basta acessar o site do Simm.

O setor de Energia Renovável tem se tornado cada vez mais promissor na geração de emprego e renda, com destaque para a fonte solar, que vem liderando o ranking mundial.

"Voltado para o aumento da empregabilidade por meio da qualificação, o Treinar para Empregar, que vai oferecer o curso para montador de sistemas fotovoltaicos, acompanha a tendência da economia de Salvador", ressalta a titular da Semdec, Mila Paes.

De acordo com Umaraci Nascimento, sócio-administrador da Trecon, empresa responsável pelo curso, a capacitação incluirá 50% de teoria, envolvendo apostilas e apresentações, e 50% de prática, na qual os alunos serão colocados em situações do cotidiano para aplicar o que foi aprendido durante as aulas teóricas.

 

IPTU Amarelo

Uma das ações do programa Salvador Solar é o desconto de 60% no imposto de serviço para a instalação das placas fotovoltaicas. Outra iniciativa é o IPTU Amarelo, que oferece descontos de até 10% no Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana.

A iniciativa viu seu número de cadastrados saltar de 32 residências para 74 em 2021 - dados que representam 131% de crescimento.

"Em meio a um cenário de crise ambiental e energética que atravessa o país, a energia fotovoltaica é uma ótima alternativa em termos sustentáveis e financeiros. Diante disso, o programa Salvador Solar vem lançando incentivos fiscais para atrair e facilitar o acesso da população e de empresas ao uso da energia solar fotovoltaica em nosso município", pontuou a titular da Secis, Edna França.

Outra ação que também faz parte do programa é o Mapa Solar. A ferramenta permite que qualquer cidadão consiga identificar o potencial energético de sua edificação. O acesso ao serviço é gratuito e pode ser feito através deste endereço.