H3N2, Covid-19, dengue, Chikungunya e Zika: aprenda a diferenciar os sintomas

Otorrino Loren de Britto Nunes deu detalhes ao Portal M! sobre cada uma dessas doenças

Por Tiago Lemos
07/01/2022 às 17h29
  • Compartilhe
Foto: Reprodução/Bigstock
Foto: Reprodução/Bigstock

Como se não bastasse a pandemia do novo coronavírus, impulsionada pela alta de casos relacionados à variante Ômicron, o 2022 chega com um surto de Influenza A H3N2 no país. Em pleno Verão, também marcam presença as arboviroses (dengue, Chikungunya e Zika), transmitidas pelos mosquito Aedes aegypti.

A otorrinolaringolista Loren de Britto Nunes explicou quais os sintomas relacionados a cada um desses problemas de saúde, já que são semelhantes e podem gerar confusões.

A médica diz ser muito difícil diferenciar os quadros gripais. "Gripe comum é causada pelo vírus Influenza. Existe o resfriado, causado por outros vírus que causam um quadro mais leve. Mas é muito difícil, ainda mais nesse contexto, com pandemia e, agora, epidemia de Influenza, diferenciar qual o vírus está causando aquele sintoma", explicou. 

A otorrinolaringologista Loren de Brito explica a diferença dos sintomas 

A otorrino destaca que o Coronavírus leva a quadros mais graves, "como falta de ar, que é raro de acontecer com que está com Influenza". Ela ressalta que os testes são fundamentais. "Muitas vezes os exames nos ajudam a diferenciar qual o vírus está causando aquele quadro. Ainda mais agora, com as pesoas vacinadas contra a Covid e apresentando um quadro mais leve, fica mais difícil diferenciar", lembrou. 

Loren de Britto Nunes aproveita para falar sobre quando o quadro de Covid-19 merece mais atenção, mesmo nas pessoas que estão vacinadas. "A maioria dos vacinados estão sendo quadros leves da doença, mas se começar a ter falta de ar, alteração na saturação, febre persistente acima de cinco dias, já tem que começar a abrir o olho, são sinais de gravidade. Raramente isso está acontecendo, no geral vacinados é muito difícil", garantiu.

E as arboviroses?

A especialista em otorrinolaringologia aproveitou a entrevista para falar sobre os sintomas das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. "Mesma coisa da gripe, resfriado, enfim, são doenças que têm sintomas semelhantes. [Arboviroses podem ter] alguns sintomas respiratórios, mas não necessariamente", explicou.

Ela fala que a dengue pode evoluir com sintomas de dor de garganta, sintoma nasal, mas não é comum. Sobre manchas no corpo, Loren de Britto Nunes diz que tanto a dengue quanto o Chikungunya e o Zika apresentam esse quadro, sendo que o Zika é mais comum. "O Chikungunya pode ter dor nas articulações de forma mais intensa, mas isso também pode aparecer na dengue. São quadro realmente muito parecidos", disse.

Uma forma de descobrir qual a doença são os testes de sorologia, além do momento epidemiológico do local. "Zika quase não está tendo caso atualmente", lembrou a médica.

"Depende muito do momento epidemiológico que estamos vivendo. Tem épocas com epidemia de Chikungunya, de dengue. Nos sintomas de dengue e Chikungunya, dá mais febre que Zika", explicou. 

Sobre complicações relacionadas às arbovirores, Loren destaca: "Dessas três, para desenvolver mais uma complicação aguda seria a dengue, que pode evoluir para a dengue hemorrágica, ter sangramento, plaqueta baixa. O Zika pode dar encefalite, mas é raro".

Ela também cita sintomas que merecem atenção: "febre persistente, sintomas neurológicos, desmaio, algum sangramento... dor abdominal em dengue chama atenção porque pode ser algum sangramento".