"Se você quer que algo tenha resultado diferente, então faça diferente", diz Sergio Manzione

Psicólogo deixa conselhos para as pessoas que desejam fazer um ano verdadeiramente novo

Por Jones Araújo
27/12/2021 às 20h00
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

É importante colocar as metas para o próximo ano no papel. Em entrevista para o colunista do A Tarde e editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, o psicólogo Sergio Manzione afirma que depende de cada um fazer opções por caminhos melhores para andar.

"É importante fazer uma lista dos objetivos que se pretende alcançar, mas, não menos importante, é definir metas que sejam possíveis de serem alcançadas. Metas atingíveis mostram que você é capaz de se comprometer e atingir os resultados esperados, e isso vai alimentar sua motivação para seguir em frente. Lembre que é necessário sempre avaliar o caminho em que se está andando para corrigir a rota, caso as coisas não aconteçam como esperado", orienta.

Segundo ele, nossas escolhas sempre envolvem algum risco de não dar certo, e, se não der, podemos fazer novas escolhas para corrigir o cenário.

"Isso inclui sair de relacionamentos tóxicos, seja amoroso, de trabalho, de amigos, ou da própria família. Relacionamentos, de todos os tipos, devem ser prazerosos, mas se trazem sofrimento é porque há algo errado, e que precisa ser consertado. Fuja do que for negativo: pessoas, notícias, ambientes e tudo mais, e aumente seu autoconhecimento para aprender a andar na estrada esburacada da vida sem cair nos buracos que ela traz".

Sergio também deixa um conselho para as pessoas que querem fazer um ano verdadeiramente novo.

"Se você quer que algo tenha resultado diferente, então faça diferente, pois se fizer sempre igual o resultado vai ser o mesmo. É o óbvio, mas é preciso vê-lo. Claro, que nem sempre é possível fazer tudo diferente por diversas razões, muitas delas fora do controle da própria pessoa. Então faça, algo diferente, mesmo que pareça pequeno. Mude um jeito de fazer, de falar, de mostrar seus sentimentos, de encarar a realidade. Reclamar não vai adiantar, porque trava e atrasa sua busca por uma solução", finaliza.