"Vivemos em um período de mudanças e definições", afirma Sergio Manzione

Ele aponta os principais problemas psicológicos que foram potencializados pela pandemia

Por Jones Araújo
27/12/2021 às 08h11
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Segundo o psicólogo Sergio Manzione, o isolamento social impôs uma série de modificações nas relações interpessoais. Em entrevista para o colunista do A Tarde e editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, o profissional disse que o tempo de convivência mudou muito, e com isso os problemas potenciais e existentes ficaram mais aflorados". Autor do livro "Viver sem ansiedade", que acaba de ser lançado, ele aponta os principais problemas psicológicos que foram potencializados pela pandemia.

"Os dois principais transtornos mentais que aumentaram com a pandemia foram a depressão e a ansiedade, mas também houve aumento da síndrome do pânico, estresse pós-traumático, esquizofrenia paranoide e do transtorno bipolar, todos muito relacionados com o medo do contágio da covid-19, medo da própria morte ou de parentes, falta de interação social, insegurança quanto ao próprio emprego, além do luto pela perda de amigos e familiares", afirma.

Sergio está lançando um livro sobre ansiedade e conforme ele, esse é um dos maiores problemas da sociedade hoje.

"Na prática, ou você está com ansiedade, ou alguém próximo está. Uma das minhas motivações é ajudar as pessoas a ter uma vida mais feliz, e escrever o livro é um meio de fazer isso, tornando o acesso a métodos simples e práticos para andar na direção de uma vida de paz, por isso o título é Viva Sem Ansiedade. O transtorno de ansiedade aumentou muito no mundo desde 2020, e a OMS considera que o Brasil é o país com mais ansiosos em todo mundo, o que representa algo como 20,5 milhões de brasileiros", diz.

O profissional aponta que a ansiedade é um problema de saúde pública grave, mas que ainda precisa ter mais atenção dos governos na definição de políticas públicas inclusivas, campanhas de esclarecimento e incentivo à procura dos profissionais capacitados para lidar com a doença.

Perguntado sobre o diagnóstico da doença, ele diz que quando a ansiedade ocupa os pensamentos de forma ampla, e não tem causas definidas, a situação requer atenção, pois pode se tratar do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG).

"Os principais sintomas de ansiedade incluem angústia, inquietação, preocupação excessiva, pensamentos repetitivos e recorrentes, medo, pânico, aperto ou "bolo" no peito, palpitação, falta de ar, tontura, respiração curta, sudorese excessiva, e formigamentos", esclarece.

"Em quaisquer situações, quando a ansiedade impede ou atrapalha o desempenho das atividades diárias, como trabalhar ou estudar, é chegada a hora de procurar a ajuda profissional para que os sintomas sejam debelados e a doença tratada de forma adequada", completa.