Obras da ponte Salvador - Itaparica devem ter início em janeiro, afirma João Leão

Projeto prevê duplicação da BA 001

Por Bernardo Rêgo e Osvaldo Lyra
04/12/2021 às 08h00
  • Compartilhe
Foto: reprodução/Anota Bahia
Foto: reprodução/Anota Bahia

O vice-governador e secretário estadual de Planejamento, João Leão, afirmou que as obras da Ponte Salvador X Itaparica devem ter início em janeiro. 

"Está tudo pronto para começar, mas vai ser preciso fazer um processo de sondagem que demora um pouco. São 60 metros de lâmina d'água, portanto não é tão simples", afirmou Leão em entrevista ao Portal M!.

Quanto ao pedido de licença da Prefeitura de Salvador, Leão considerou como algo fácil de ser resolvido. No início de novembro, um imbroglio envolveu governo do estado e prefeitura. Em um jogo de empurra-empurra, um jogou para o outro a responsabilidade do atraso na emissão dos alvarás de licença ambiental e de reforma, para o início das obras de recuperação do atracadouro de São Tomé de Paripe, que auxilia na travessia marítima entre o subúrbio soteropolitano e algumas ilhas da Baía de Todos-os-Santos.

Obra em 2022

Os decretos do Governo do Estado que tratam da desapropriação das áreas para início das obras caducaram no dia 26 de outubro e só poderão ser renovados em 2022. Além disso, a duplicação e implantação de obras de arte especiais na rodovia BA 001, em Vera Cruz, também está comprometida.

O governo estadual revelou que a expiração dos decretos não compromete "em nenhuma hipótese" a continuidade do projeto da ponte Salvador-Itaparica.

Nesta semana, Rui Costa (PT) também revelou que a alta nos insumos da construção civil aumentou consideravelmente o custo para a construção da ponte Salvador-Itaparica. "Houve uma explosão dos custos da construção civil, elevação do aço, do cimento. Todas as obras públicas ficaram mais caras, como também os imóveis ficaram mais caros", disse o gestor.