'O ciclo do PT será encerrado na Bahia no próximo ano', decreta ACM Neto em lançamento de pré-candidatura

Segundo ex-prefeito de Salvador, eleição deve ser decidida pelos baianos e não por pessoas de fora

Por Jones Araújo
02/12/2021 às 12h16
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O ex-prefeito de Salvador e agora pré-candidato ao governo da Bahia em 2022, ACM Neto (DEM/UB), se mostrou confiante para a disputa pela vaga ao Palácio de Ondina, em um cenário que a máquina do governo possui como possível pré-candidato o senador Jaques Wagner (PT).

De acordo com ele, o ciclo do Partido dos Trabalhadores chegará ao fim em 2022 e que o time do ex-prefeito de Salvador, já está organizado pelo interior do estado.

"Acho que a vida é feita de ciclos, a política é feita de ciclos e na minha opinião o ciclo do PT vai se encerrar o ano que vem", afirmou ACM Neto na manhã desta quinta-feira (2), durante evento realizado no Centro de Convenções.

Na oportunidade, ele não demonstrou medo ao mencionar o enfrentamento a máquina do Estado e garantiu estar preparado para batalha no pleito do ano que vem.

"Se tem alguém na Bahia que sabe enfrentar a máquina sou eu, por que vou completar 16 anos na oposição e nunca cogitei mudar de lado. Em 2012 venci uma eleição para prefeito de Salvador e naquela oportunidade eu tive que enfrentar o governo do estado, o governo federal, todo mundo junto. A minha preocupação tem que ser em estar conectado com as pessoas, em traduzir os desejos, vontades e sentimentos dos baianos", disse.

Conforme ele, a pré-candidatura já se inicia fortalecida e que no momento certo a força será demonstrada. "A gente vai sair ano que vem, na hora que importar, com nosso time organizado e com uma força que a oposição não vê na Bahia há muitos anos", garantiu

Parte dessa força ele atribui a fusão entre DEM e PSL que gerou o União Brasil, novo partido que deve, segundo Neto, ser consolidado em fevereiro, após o recesso do Judiciário.

"O fato de eu ser candidato do maior partido do País, aumenta o peso da nossa candidatura, é óbvio que reforça a condição de competitividade do projeto que vamos apresentar a Bahia no próximo ano e também facilita o diálogo com outros partidos, de uma forma que a gente possa ter uma aliança de peso no estado", explica.

Apoio do governo federal

O ex-prefeito de Salvador falou, ainda, estar preparado para gerir a Bahia e citou toda experiência que adquiriu com os três mandatos como deputado federal, além da gestão como prefeito de Salvador. Segundo Neto, a eleição deve ser decidida pelos baianos e não por pessoas de fora.

"Não há retrato mais claro do passado do que achar que alguém vai vim de fora e vai resolver a eleição da Bahia. Isso vale para qualquer um, para Bolsonaro, Lula, para qualquer um. Quem vai resolver a eleição na Bahia são os baianos, ninguém vai substituir a vontade e o livre direito de escolha de milhões de baianos, que vão a partir de agora acompanhar um debate franco", afirmou.

"Eu me sinto preparado, acho que reúne as condições políticas e administrativas para apresentar a Bahia um projeto consistente para o seu futuro", acrescentou.