Obstetra alerta gestantes sobre cuidados para prevenir partos prematuros

Luciana Vieira Lopes ressaltou que é fundamental um pré-natal bem feito

Por Bernardo Rêgo
28/11/2021 às 15h02
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Os partos prematuros são uma realidade que muitas mães enfrentam no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, 340 mil bebês nascem prematuros todo ano, o equivalente a 931 por dia ou a 6 prematuros a cada 10 minutos.

Ainda segundo o órgão, quase 12% dos nascimentos no país ocorrem antes da gestação completar 37 semanas - o dobro do índice de países europeus. O Brasil ocupa a 10ª posição entre as nações onde são registrados mais casos de prematuridade.

Neste episódio do podcast do Portal M!, a médica ginecologista e obstetra Luciana Vieira Lopes, que é coordenadora da maternidade e emergência obstétrica do Hospital Aliança, traz  esclarecimentos sobre o tema e dizer quais cuidados as gestantes devem ter a fim de que não venham a ter um parto prematuro.

Segundo Luciana, a condição primordial para um bebê ser considerado prematuro é a idade gestacional inferior a 37 semanas. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A obstetra ressaltou quais cuidados são necessários para reduzir as chances de um parto prematuro. "Em primeiro lugar, o casal deve planejar a gravidez, mas logo na sequência é primordial iniciar o pré-natal o mais rápido possível, tomar as vacinas adequadas, além de ter uma alimentação saudável e boas noites de sono", ressaltou.

Luciana explicou que exames simples podem detectar a possibilidade de parto prematuro. "Durante o pré-natal, um simples sumário de urina pode detectar uma infecção urinária, mas também pode acontecer através de uma ultrassom, que mede o tamanho do colo do útero. O colo pequeno tem risco aumentado para parto prematuro", disse.

A obstetra chamou a atenção para os cuidados que toda gestante deve ter durante todo o tempo, não só no Novembro Roxo, campanha de esclarecimento sobre a prematuridade - ela destaca que a data é simbólica e serve para chamar a atenção da sociedade para o tema.

 

Confira o podcast na íntegra: