20º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro terá transmissão ao vivo na TV Cultura

O evento, que acontece neste domningo (28), terá Ruy Guerra como grande homenageado

 

Por Redação
26/11/2021 às 10h04
  • Compartilhe
Foto: Cinemateca Brasilera\Canal Brasil
Foto: Cinemateca Brasilera\Canal Brasil

Em sua 20ª edição, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro terá transmissão ao vivo pela TV Cultura, neste domingo (28) a partir das 20h. Com temática sobre a preservação e a memória do audiovisual, a cerimônia vai celebrar a Cinemateca Brasileira e a produção audiovisual nacional nas duas últimas décadas.

O grande homenageado da noite é Ruy Guerra, poeta, compositor, mas antes de tudo e principalmente cineasta moçambicano radicado no Brasil, que completou 90 anos em 2021.

Por conta da pandemia, o evento - que é realizado anualmente pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais - será remoto pelo segundo ano consecutivo, com apresentação das jornalistas Adriana Couto e Renata Boldrini, direto dos estúdios da TV Cultura, em São Paulo.

A abertura dos envelopes com os vencedores será ao vivo, auditada pela PwC (a mesma empresa que faz a apuração do Oscar), e o Troféu Grande Otelo será entregue diretamente na casa de cada um deles, depois da premiação.

Ao todo serão anunciados 32 prêmios, em quatro grandes categorias: longa-metragem, curta-metragem e séries brasileiras, escolhidos pelo amplo júri formado por profissionais associados à Academia Brasileira de Cinema. Além disso, todos os 15 longas-metragens indicados nas categorias drama, comédia ou documentário também concorrem ao disputado prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular.

Com roteiro do jornalista Hugo Sukman e direção de Lucas Rochetti, a transmissão do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro será costurada com imagens de produções que marcaram a história do audiovisual e por apresentações musicais do pianista André Mehmari e da cantora Monica Salmaso.

A festa terá ainda a presença, virtual, de nomes como Viviane Ferreira, diretora presidente da SP Cine, diretora, roteirista, produtora; Sérgio Sá Leitão, Secretário de Cultura e Economia Criativa de São Paulo; Jorge Peregrino, presidente da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais; e José Roberto Maluf, presidente da TV Cultura.