Turistas chamam baiana de acarajé de "macumbeira" e "preguiçosa" e depois pedem desculpas: veja vídeo

Os insultos aconteceram no Centro Histórico de Salvador

Por Jones Araújo
15/11/2021 às 20h38
  • Compartilhe
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Um vídeo de dois cariocas, em viagem à Salvador, nesta segunda-feira (15), repercutiu negativamente nas redes sociais. Isso porque eles proferiram ofensas a uma baiana de acarajé, no Pelourinho. Ela foi chamada de "macumbeira" e "preguiçosa". Os insutos aconteceram no Pelourinho.

"Aquela baiana ali, ela não tem cara de macumbeira?", pergunta um dos indivíduos, identificado como Ludvick Rego no vídeo publicado nos stories do Instagram.

"Ela é o que, irmã? Preguiçosa, vai roubar o seu axé", diz o outro rapaz rindo. "Ela vai roubar o meu colar para ela", completa Ludvick.

No vídeo, a mulher aparece do outro lado da rua, sentada em uma calçada. Aparentemente, a baiana não pareceu perceber que estava sendo filmada pelos turistas.

Nos comentários de uma foto recente no feed de Ludvick, baianos repudiaram a atitude dos turistas.

"Bonito virem para cá reproduzindo racismo e preconceito, né? Que feio", escreveu um internauta. "Esses ridículos vêm a nossa terra, são bem recebidos, provam os nossos quitutes e ainda falam mal da nossa historicidade cultural, fruto do preconceito estrutural e ignorância tão peculiares daqueles que se acham raças superiores... Mais uma vez , ridículos e mal educados", disse outro.

Resposta

 

A dupla divulgou um vídeo no qual se retratava sobre o ocorrido. Ludvick afirmou que era uma "brincadeira" e revelou ser um estudioso de religiões de matrizes africanas.

Conforme ele, tudo começou porque a baiana estaria faturando com as bençãos que oferecia ao público e destacou que atos como esse não devem ser cobrados financeiramente.

O carioca mencionou também que ela queria dar um "passe" nas contas que ele usava, algo que segundo ele, não deve ser feito na rua, com grande circulação.

Confira os vídeos abaixo:

Resposta: