Urologista fala sobre vigilância ativa e importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Neste Novembro Azul, Juncal Pazos orienta os homens sobre a frequência com que devem procurar o médico

Por Bernardo Rêgo e Jones Araújo
13/11/2021 às 10h45
  • Compartilhe
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O mês de novembro é conhecido como o período em que se intensificam os cuidados com relação ao câncer de próstata. A campanha Novembro Azul convida o público do sexo masculino a se consultar com o urologista.

O podcast do Portal M! entrevistou o urologista do Hospital Aliança, Juncal Pazos, para esclarecer sobre a importância do diagnóstico precoce e de se tomar os devidos cuidados - recado que vai,  principalmente, para os homens acima dos 40 anos.

Pazos afirmou que é preciso ir ao médico com regularidade, sobretudo os pacientes a partir de 40 anos que têm histórico familiar da doença. Ele destaca que a próstata é o órgão mais acometido por câncer no homem.

"Mas é preciso ressaltar que a qualidade de vida mudou radicalmente para melhor com os tratamentos atuais e, principalmente, com o diagnóstico precoce. Portanto, homens com 40 ou mais devem procurar o urologista, desde que tenha histórico familiar. Já os que possuem 45 em diante também devem ir ao menos uma vez ao ano", destacou.

O urologista ressaltou que o diagnóstico precoce é fator essencial. "É de suma impotância realizar o diagnóstico de forma precoce para que tenhamos um resultado melhor e possamos oferecer qualidade de vida ao paciente", afirmou.

Pazos salientou que é verdadeira uma pesquisa que afirma serem os homens negros os maiores acometidos pelo câncer de próstata.

"Isso é verdade, mas trata-se de um fator genético. Sabe-se também que uma exposição maior ao sol diminui a probabilidade de desenvolver o câncer bem como uma frequência sexual ativa", pontuou.

Confira o nosso podcast na íntegra: