Especialistas lançam programa com foco na mudança no estilo de vida através do Autocuidado

Objetivo é de fazer com que o paciente alie boa saúde e bem estar corporais

Por Redação
10/11/2021 às 10h34
  • Compartilhe
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Pensado para pessoas que precisam melhorar o seu estilo de vida em diferentes questões como emagrecer e controlar doenças, especialistas de uma clínica na Região Metropolitana de Salvador lançaram um programa de autocuidado voltado ao engajamento do paciente com a sua própria saúde e bem-estar

Denominado de "Move Experience" - ou Saúde Preventiva -, a iniciativa (criada em 2019) também a ideal para quem quer entrar em forma e cuidar do corpo, aumentando os resultados.

"No nosso programa, o paciente é o protagonista do seu cuidado! Nós entramos com os meios de promoção à saúde (equipe médica e multidisciplinar) e o nosso paciente se engaja na missão de buscar uma vida melhor. Juntos, fazemos uma avaliação da saúde mental, gestão do tempo para o autocuidado e inserção de boas práticas visando o bem-estar. Esse é um investimento em um tipo de cuidado totalmente personalizado", explica Fernanda Ferrari, da clínica Angioclam, localizada em Lauro de Freitas.

"Todo o trabalho do MOVE é personalizado e diferenciado. A gente acredita que o bem-estar é bem maior que a ausência de doença. Somos uma clínica que busca mais do que proporcionar consultas e exames aos nossos pacientes (...) Procuramos ajudar as pessoas a se engajarem com seu maior bem, a sua saúde! Ajudamos nossos pacientes a encontrarem metas possíveis, através de um atendimento resolutivo, integrado e multidisciplinar, onde juntos, avaliamos as mudanças possíveis de acordo com a realidade de cada pessoa, esse é o nosso maior fator de motivação. Pessoas motivadas são capazes de fazer grandes mudanças", defende Sérgio Possídio, Angiologista e Cirurgião Vascular e Endovascular do mesmo grupo.

Ainda conforme o especialista, também é importante ao paciente colocar momentos de prazer na rotina buscando sempre o equilíbrio. Além disso, ele defende que este cuidado reduz a mortalidade, o uso excessivo de remédios e internações. 

"Doenças como trombose, infarto e AVC, por exemplo, são doenças de alto custo e altas taxas de mortalidade, ao contrário do que muita gente pensa, elas não são controláveis apenas com medicações. O estilo de vida do paciente impacta diretamente nas taxas de internações em UTI, necessidade de bariátricas e outras cirurgias complexas", completa.