Público baiano aplaude "Marighella", de Wagner Moura, em pré estreia no TCA

"Este filme é sobre o amor, é uma honra lança-lo no TCA , na minha terra, onde está meu axé", disse o diretor

Por Redação
26/10/2021 às 13h48
  • Compartilhe
Foto: Claudia Correia
Foto: Claudia Correia

A pré estréia do filme Marighella, do diretor e ator Wagner Moura,  movimentou o Teatro Castro Alves, em Salvador, na noite desta segunda-feira(25). Na reabertura do teatro para o público, foram adotadas medidas de segurança como aferição de temperatura, apresentação de comprovante de vacinação e distanciamento social nos assentos. 

Na plateia, apenas convidados, dentre eles o filho do guerrilheiro, Carlinhos, a neta e atriz, vereadora Maria Marighella (PT) que atua no filme, a imprensa, artistas, militantes políticos e familiares do diretor. A torcida organizada do Vitória, Brigada Marighella e o Coletivo Coalizão Negra foram convidados ao palco na abertura da sessão. 

Em discurso emocionado, Moura fez um histórico do seu primeiro filme, lembrou a censura imposta pela Agência Nacional do Cinema-Ancine , criticou o retrocesso democrático no governo Bolsonaro e destacou o papel do líder revolucionário no combate à ditadura militar brasileira.
"Este filme é sobre o amor, é uma honra lança-lo no TCA , na minha terra, onde está meu axé", declarou.

A cinebiografia do líder baiano, ex deputado federal pelo Partido Comunista Brasileiro assassinado em 1969 pelas forças de repressão aos movimentos de resistência ao golpemilitar de 1964, se baseia em obras e pesquisas, dentre elas a biografia de Marighella, publicada pelo jornalista Mário Magalhães.

Protagonizado por Seu Jorge,  o filme tem algumas cenas gravadas em Cachoeira, Bahia, e foi exibido no Festival de Cinema de Berlim, em 2019. A estreia nos cinemas brasileiros será dia 4 de novembro.

A plateia recebeu Wagner Moura e o elenco sob aplausos de pé, aos gritos de "Fora Bolsonaro", "Marighella vive" e em homenagem a Wladimir Herzog , jornalista torturado e morto pela ditadura militar dia 25 de outubro de 1975. Na área da bilheteria do TCA manifestantes exibiram uma faixa "Levante-se contra a censura. Marighella vive! ". Por Claudia Correia (Colaboração)

   

Foto: Claudia Correia