Vitória elege novos integrantes do Conselho Fiscal no próximo sábado

Nilton Sampaio Filho é o capitão da chapa "Vitória da Transparência" para recompor o triênio iniciado em 2019

Por Flávio Gomes
26/10/2021 às 12h55
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Assembleia Geral Extraordinária do Esporte Clube Vitória, convocada pelo diretor do Conselho Deliberativo, Fábio Mota, vai escolher no próximo sábado (30), os novos componentes do Conselho Fiscal do Clube, para completar o triênio iniciado em 2019, seguindo no cargo apenas até dezembro de 2022.

Atualmente, o Conselho é composto apenas pelo presidente Jailson Reis, já que os demais integrantes renunciaram aos cargos ao longo da gestão.

A chapa "Vitória da Transparência", única inscrita para o pleito é capitaneada pelo empresário e membro do Conselho Fiscal do Centro das Indústrias da Bahia, Nilton Sampaio Filho, que também é conselheiro do Clube e ex-Diretor de Planejamento do Vitória entre 2008 e 2013.

Para o administrador e líder empresarial, a eleição de recomposição do Conselho Fiscal é atípica, mas de extrema importância.

"Ela está minimizada por conta da gigantesca dificuldade que o Clube apresenta, a desmotivação do torcedor, como também por estar marcada para um sábado de feriadão. Mas é fundamental a participação do torcedor na vida do clube e a nossa chapa é extremamente técnica e com posicionamento para o que for melhor para o Vitória", disse ao Portal M!.

Ainda segundo Nilton o objetivo é despersonificar o Vitória.

"Estou como candidato à vice-presidente, mas vou na mesma condição dos outros conselheiros. Procuramos fazer a chapa com pessoas técnicas e com muito cuidado para que o torcedor tenha este entendimento. Vamos nos juntar ao presidente do Conselho para dar continuidade  às regras estatutárias", explicou.

Questionado se há o desejo de ser candidato ao Conselho Diretor, Nilton Sampaio foi enfático.
"Não. Estava na cadeira do conselho deliberativo, não estou fazendo campanha para lançamento para candidatura e entendo que uma decisão de ser presidente do Vitória é tão grande, que você tem que está preparado em todas as esferas. A minha missão é completar o ciclo do Conselho Fiscal e voltar para o Conselho Deliberativo", ressaltou.

De acordo com Nilton Sampaio, o grupo pretende adequar do Regimento Interno do Conselho Fiscal com implantação de reuniões ordinárias mensais com participação de todo Conselho fiscal, formalização das rotinas, tratativas e trâmites junto ao Conselho Diretor.

Entre outras metas estão, implantar Fiscalização e auditoria contábil externa no Vitória S/A; Regularizar a emissão dos pareceres do Conselho Fiscal e cumprimento dos prazos definidos em Estatuto e nas leis do Futebol; Auditoria externa para avaliar atos da administração do Conselho Diretor eleita em abril/2019; e apoiar a modernização do Estatuto do Clube para fortalecimento da governança institucional e melhoria dos controles internos.

Apesar do momento complicado na Série B, ameaçado pelo rebaixamento, Nilton tem plena confiança na permanência do Rubro-negro da segunda divisão.

"Com certeza! Quem esteve no último sábado, sentiu uma energia diferente. Até o ar estava melhor. Saímos todos conscientes. Vamos esquecer a política e pensar diretamente do Vitória não cair para a Série C. O Vitória vai ficar na Série B por enquanto, porque em 2023 estaremos de volta à Série A", finalizou.

Também fazem parte da Chapa Vitória da Transparência: Rômulo Braga Ramos, economista; Paloma Amazonas Araújo, arquiteta; Carlos Henrique da Silva, contador; Arlindo Lopes de Oliveira Junior, engenheiro civil e administrador; Henrique Ijalmar Lopes Grangeon, Auditor Fiscal do Estado da Bahia e Vinícius Jones Crysóstomo, Bacharel em Direito.