Música sempre: ela veio do Texas (EUA) mas se rendeu à Jamaica...

A canção "I can see clearly now", de Johnny Nash, quando regravada na voz de Jummy Cliff, em 1993, virou uma espécie de hino do reggae

 

Por Adilson Fonseca
16/10/2021 às 20h26
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pra quem toca bateria ela é um prato cheio. Com a batida do bumbo e da marcação prato de chimbal (a combinação de dois pratos e um pedal, montados em um suporte de metal), com a baqueta batendo na borda da caixa de 14, a música sai perfeita, daquelas que ninguém consegue ficar parado. E do ritmo original, oriundo do Texas, nos Estados Unidos, em 1972, ela ganhou a versão caribenha, da Jamaica, que a tornou definitiva e que caiu no gosto popular mundo afora.

"I can see clearly now", quando regravada na voz de Jummy Cliff, em 1993, a música virou uma espécie de hino do reggae. Na verdade a música é do norte americano Johnny Nash, que fez parte da trilha sonora do filme "Jamaica abaixo de zero", fez grande sucesso no mundo inteiro.

Nash, nome artístico de John Lester Nash Jr, foi um cantor de reggae norte americano que alcançou grande fama em 1972, justamente com o hit "I Can See Clearly Now". Nasceu em 1940, em Houston, Texas, EUA, e veio a falecer na mesma cidade, em 06 de outubro de 2020.

Já Jimmy Cliff, nasceu em 1944, mas também, ao contrário do que se propaga, não é jamaicano, mas sim natural de Saint James, distrito da capital Porto of Spain, no pequeno país de Trindade e Tobago.

Formado por duas ilhas e próxima à Venezuela, Trindade e Tobago faz parte do Caribe e mantém a tradição e culinária distintas herdadas dos antigos africanos. Port of Spain, sua maior cidade, é famosa por sediar, todos os anos, um Carnaval com música calypso e soca. Existem várias espécies de aves em santuários como o Asa Wright Nature Centre. 

Aos 14 anos Cliff se mudou para Kingston, capital da Jamaica, onde conheceu Leslie Kong, até 1971, quando foi vítima de um infarto fulminante. Nesse período, gravou duas músicas que não fizeram sucesso. Sua ascensão internacional aconteceu com os hits "Hurricane Hattie", "King of Kings", "Dearest Beverley", "Miss Jamaica", e "Pride and Passion", em 1964, quando também foi escolhido como um dos representantes da Jamaica na Feira Mundial de Nova Iorque, em 1965.

Nesse mesmo período se mudou para a Inglaterra, quando tentou exportar o reggae para o mundo, obtendo sucesso com "Hard Road to Travel", em 1967 e a música "Waterfall", que se tornou hit no Brasil, onde ganhou o Festival Internacional da Canção, em 1969, tornando-se um dos primeiros reggaes conhecidos fora da Jamaica.

Em 1985, numa excursão com Gilberto Gil, lotou todos os auditórios onde pisou. Nesse mesmo ano o álbum "Cliff Hanger" ganhou o Grammy Award. Em 1991 gravou em Salvador o CD Breakout, com participações do Bloco Afro Olodum, na música Samba Reggae e Araketu, nas canções Breakout e War a Africa. 

Foi em 1993, contudo, que atingiu o ápice da carreira, com a versão de "I can see clearly now", de Johnny Nash. A música tem versões de Richie Havens, Soul Asylum, The Mamas &The Papas, Liza Minnelli, Willie Nelson, Ray Charles e Dusty Srpoingfueld. Mas a melhor e que a consagrou como sucesso mundial está na voz de Jimmy Cliff. Confira: