Vai fazer o Enem? Confira as dicas do professor Yomar Seixas para a prova de Geografia

Série de podcasts Por Dentro do Enem traz professores renomados para tirar suas dúvidas sobre cada disciplina

Por Leo Moreira
15/10/2021 às 08h15
  • Compartilhe
Foto: Divulgação/ Equipe M!
Foto: Divulgação/ Equipe M!

Iniciado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) surgiu como uma forma de os estudantes que concluíam a última etapa da formação básica fossem avaliados. Porém, ao logo do tempo, o papel do Enem foi se transformando e ganhando cada vez mais importância.

Hoje, a prova é um dos principais meios de ingressar em uma instituição de ensino superior tanto público quanto privado, seja por meio de programas disponibilizados pelo Governo Federal como o Sisu, Prouni e Fies ou diretamente.

Com pouco mais de um mês para as provas do Enem 2021, que serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, os estudantes estão de olho e cada vez mais focado. Pensando nisso, o Portal M! inicia a série de podcasts "Por Dentro do Enem", onde irá trazer professores renomados da cidade para tirar suas dúvidas sobre cada prova. 

O primeiro convidado é o professor de Geografia Yomar Seixas.  Com 33 anos de experiência, ele leciona nos colégios Anchieta, São Paulo e Portinari, além do pré-vestibular Único.

Geografia no Enem

Yomar não fez mistério e contou pra gente quais temas são mais abordados nas provas. De acordo com ele, dentro da Geografia "o que mais vem caindo é a  Geografia Agrária e 18% das questões são de Agropecuária".

O professor aproveita para salientar que cada vez mais uma característica da prova do Enem é a multidisciplinaridade.  "Às vezes ele envolve um pouco de Solo com Agricultura, de História com Agricultura. As provas geralmente são uma interrelação de assuntos", explica.

Ainda conforme o professor, não muito longe, vem "o meio ambiente, questões que envolvem poluição, aquecimento global, chuvas ácidas questões térmicas, de calor, que cai as vezes com o nome de mudanças climáticas".

Yomar também chama a atenção para as questões de Geopolítica. "11,8% da provas são ligadas a essas questões de globalização, avanços técnicos, a terceira revolução técnico-científico informacional. Por exemplo, a relação nesse momento estremecida entre China e EUA na guerra comercial", conta.

Quer ficar por dentro de todas as dicas? Confere o podcast completo: