PP da Bahia não precisará declarar apoio a Bolsonaro graças a força de Leão, diz site

Além do estado baiano, diretório da sigla em Pernambuco deve seguir  linha semelhante

Por Yuri Abreu
14/10/2021 às 10h42
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A filiação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ao PP, que vem sendo costurado pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, não deve contar com palanque para as eleições presidenciais de 2022 em dois estados da região Nordeste: Bahia e Pernambuco.

Nestes, os diretórios da sigla são aliados de longa data de dois partidos de esquerda: PT e PSB. Além disso, na Bahia, o partido conta com o vice-governador João Leão (PP), que está ao lado de Rui Costa desde a primeira eleição do petista, em 2014.

Leão, que ocupa o cargo estratégico de secretário estadual de Planejamento, ademais, já declarou apoio ao ex-presidente Lula (PT) na corrida presidencial do próximo ano. Assim, ele teria força para ir contra recomendação do diretório nacional sem sofrer sanções.

"Olha, dentro do que conheço do PP, o partido fará concessões. Bolsonaro iria para o partido, mas isso não significaria que 100% do partido iria ficar com Bolsonaro. Estive em Brasília e fiquei sabendo que dois estados o Ciro Nogueira abriria mão, deixaria o partido livre para unir a quem o diretório regional quisesse: Bahia e Pernambuco. Agora, esses acordos não sabemos como são feitos, se isso foi só discutido e ainda não teve o caso concreto, a filiação, são apenas especulações", afirmou o deputado estadual Robinho (PP), em entrevista ao portal OffNews.

O pepista, recém-desembarcado da base do governador Rui Costa (PT),  já se tornou um dos nomes de confiança de Bolsonaro na Bahia.