Arnaldo Antunes, Charles Gavin, Manuela Azevedo e Tim participam de websérie da UBC 

"Ponte Aérea: Portugal - Brasil" é exibida nos canais YouTube  Papo de Música e UBC

Por Redação
13/10/2021 às 13h01
  • Compartilhe
Foto: Marcia Xavier
Foto: Marcia Xavier

Arnaldo Antunes, Charles Gavin e os artistas portugueses Manuela Azevedo, da banda Clã, e Tim, do grupo Xutos & Pontapés, são os convidados da websérie "Ponte Aérea: Portugal - Brasil", iniciativa da União Brasileira de Compositores e da Sociedade Portuguesa de Autores para aproximar e divulgar a música e a cultura dos dois países. 

Na quinta-feira, dia 14, participam do programa Arnaldo Antunes e Manuela Azevedo. Manuela e Arnaldo se conhecem há mais de 20 anos e já fizeram diversas parcerias musicais juntos.

"Meu contato com Portugal foi desde sempre. Através da literatura, com Fernando Pessoa, Camões, os fados de Amália Rodrigues. Uma língua que rendeu muito culturalmente para o Brasil. Com 18, 19 anos de idade eu musiquei um poema de Camões, tentando fazer um fado (risos). Isso é muito antigo para mim. Agora, a música portuguesa fora a tradição do Fado, eu não tinha tanto convívio, isso foi um pouco mais recente e eu me encantei quando conheci uma banda Pop Rock como o Clã, com esse grau de originalidade, de talento", falou Arnaldo.

Os artistas falaram também sobre o impacto da pandemia nas suas vidas. "Minha vida mudou completamente, porque minha rotina desde os vinte anos de idade era gravar um disco, fazer turnê, estar sempre na estrada. Acabei de gravar e vou mixar o novo álbum, que deve sair em novembro. Dá muita saudade do presencial, mas eu quero voltar a fazer show quando estiver absolutamente seguro para mim e para o público", revelou Arnaldo.

Arnaldo também analisou a situação do país diante da crise sanitária: "O Brasil não merecia isso. Ao mesmo tempo a pandemia e um governo de destruição total, de tudo que a gente preza, cultura, meio ambiente, direito humanos. É muito triste, mas a gente tem esperança que a gente vai passar por isso e virar essa página da nossa história. A cultura é muito maior que esse contexto político. A cultura brasileira, a música brasileira, tudo isso continua sendo produzido e isso de certa forma é o que dá caráter ao povo, à nação". 

"Foi muito triste acompanhar o que se passava no Brasil, a forma irresponsável e criminosa como a pandemia foi conduzida e não poder fazer nada", solidarizou-se Manuela.

   Manuela Azevedo, do grupo Clã (Foto: Divulgação)

No último episódio da semana, sexta-feira, 15/10, a apresentadora Fabiane Pereira recebe o músico e apresentador Charles Gavin, e Tim, um dos fundadores do grupo de rock português Xutos e Pontapés, criado em 1978.

"O Xutos e Pontapés é uma das maiores bandas de rock da Europa. Nós (os Titãs) conhecemos em 1988, fizemos uma mini turnê em Portugal juntos, abrindo os shows do Xutos. Foi um evento na nossa carreira que nós nunca vamos esquecer. Nós passamos por praças que talvez se a gente fosse sozinho a gente não passaria lá com o Titãs aquela época", lembrou Gavin, ex-baterista dos Titãs.

"Nós fizemos uma ligação para o Rock in Rio em que o Xutos e os Titãs tocaram juntos, com dois baixos, duas baterias e foi muito engraçado. Nós recebemos os Titãs primeiro para ensaiar e depois fomos para o Brasil para ensaiar com eles. Foi um regresso ao passado e foi fantástico. Eu acho que se o Xutos fosse tocar no Rock in Rio sozinho não teria a sorte de ter um público tão caloroso e tão grande", contou Tim sobre a apresentação de 2011, no Palco Sunset do Rock in Rio.

Na conversa Gavin fez uma análise da sua trajetória como artista: "Com vinte e poucos anos a gente tem tanta certeza e tanta arrogância e é próprio do ideal do Rock and Roll esse tipo de comportamento. Com a idade você se torna muito mais flexível. Mas me lembro quando tinha essa idade de vinte e poucos anos a gente tinha coragem de dizer coisas desagradáveis para nossa gravadora ou para outras bandas e colegas de profissão e que eles também diziam para gente e hoje eu absolutamente não faria isso. Eu não quero dizer que está errado, eu quero dizer que faz parte da vida".

SERVIÇO: 
"Ponte Aérea: Portugal - Brasil"
14/10 - Arnaldo Antunes e Manuela Azevedo
Quinta-feira, às 19h, nos canais do YouTube ' Papo de Música' e UBC
15/10 - Charles Gavin, e Tim
Sexta-feira, às 19h, nos canais do YouTube ' Papo de Música' e UBC