'Quem entra neste mundo não sai mais', diz Manoel Beato, sommelier do Grupo Fasano sobre os apreciadores de vinho

Ele apresentou um Jantar Harmonizado que ocorreu na unidade do hotel de luxo em Salvador, nesta semana

Por Osvaldo Lyra e Yuri Abreu
24/09/2021 às 12h32
  • Compartilhe
Foto: Equipe M!
Foto: Equipe M!

Sommelier executivo do Grupo Fasano desde 1992, Manoel Beato esteve em Salvador esta semana para, ao lado chef Lomanto Oliveira, apresentar o jantar Harmonizado, que ocorreu nos últimos dois dias na unidade do hotel em Salvador, localizado na Praça Castro Alves.

Ao Portal M!, Beato avaliou o crescimento do interesse das pessoas em apreciar cada vez mais um vinho. Ele indicou que, no mercado brasileiro, podem ser encontrados bons rótulos a partir de R$ 40.

"Importante é provar e aprender a conhecer não apenas pelo aprender, mas pelo prazer de experimentar. Creio que a gente caminha a passos largos em relação a esse entendimento, a essa busca, a essa valorização da harmonização de comer e beber bem. É uma coisa que vem crescendo cada vez mais no Brasil, mas também no mundo", afirmou. 

"Acredito que vai crescer, e isso é importante, um aspecto cultural, assim como é conhecer as artes plásticas. Os brasileiros já começam a falar de harmonização, mas entender dos vinhos eu creio que, mesmo com todos os problemas que nós temos, percebemos que quem entra neste mundo não sai mais", ressaltou.