Transalvador promove ações educativas a partir deste sábado

Semana Nacional de Trânsito será marcada por orientações a motoristas, ciclistas, pedestres e motociclistas

Por Redação
18/09/2021 às 10h00
  • Compartilhe
Foto: Divulgação/Secom/PMS
Foto: Divulgação/Secom/PMS

Em parceria com o Programa Vida No Trânsito (PVT), a Transalvador vai promover ações diárias em diversas vias da capital baiana a partir deste sábado (18) para celebrar a Semana Nacional de Trânsito. A iniciativa prossegue até o próximo sábado (25).

Agentes da Transalvador vão percorrer regiões estratégicas da cidade abrindo faixas com dizeres de cunho educativo, além de distribuir material para sensibilização e orientação da população.

Serão quatro grandes faixas temáticas que vão ser expostas por agentes e técnicos da Gerência de Educação para o Trânsito (Gedut) da Transalvador. Os materiais terão alertas voltados aos pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas. As ações acontecerão sempre pela manhã, a partir das 8h.

"Com esta iniciativa, começamos realmente as ações que a Transalvador, juntamente a outros órgãos, vai promover na cidade em razão da Semana Nacional do Trânsito. Queremos nos aproximar ainda mais do cidadão, orientando, sensibilizando e esclarecendo dúvidas. Tudo isso para promovermos um trânsito mais humano", explica o superintendente de Trânsito de Salvador, Marcus Passos.

A iniciativa entrará para o calendário de ações de educação para o trânsito realizadas permanentemente pelo órgão. 

 

Agente de trânsito

Para celebrar o Dia do Agente de Trânsito (23 de setembro), a Transalvador vai promover uma campanha para conscientizar a população sobre a importância desses servidores para a preservação de vidas no trânsito.

"Queremos mostrar que os agentes são profissionais essenciais para termos um trânsito mais ordenado, fluido e que estão sempre a postos para atender às demandas da população. Sem eles, com certeza, não seríamos uma das capitais que mais reduziram mortes no trânsito", afirma Marcus Passos.

 

Exposição no shopping

Entre os dias 23 e 26 de setembro, a Transalvador vai realizar uma exposição especial, em parceria com o Shopping Barra, para levar os principais serviços da autarquia de trânsito para o centro de compras. Neste período, o cidadão que for ao local poderá fazer credenciais para estacionamento em vagas especiais, conhecer melhor os aplicativos no Zona Azul Digital e do NOA Cidadão.

Além desses serviços, quem passar pela exposição, poderá conhecer como funciona o Núcleo de Operação Assistida (NOA), a central de videomonitoramento da Transalvador, conhecer de perto equipamentos usados pelos agentes de trânsito. Também será uma exposição de fotos de ações realizadas na história da autarquia municipal e de fardamento.

 

Passeio ciclístico

Os ciclistas amadores e profissionais também terão vez na programação. Esta ação tem como gancho o Dia Mundial Sem Carro, celebrado em 22 de setembro.

No próximo dia 26, crianças, adolescentes e adultos poderão participar desse passeio, que será gratuito e servirá para reforçar ainda mais o respeito aos ciclistas. Os participantes poderão colocar placas de sinalização que a autarquia vai disponibilizar para conscientizar a população acerca dos benefícios e cuidados ao andar de bike.

 

Confira a programação da Ação nas Faixas

Neste sábado (18)

Local: Itapuã - Sereia

Perfil: Motociclista

Domingo (19)

Local: Jardim dos Namorados

Perfil: Motorista

Segunda-feira (20)

Local: Avenida ACM - prédio da Sedur

Perfil: Motorista

Terça-feira (21)

Local: Calçada

Perfil: Motociclista

Quarta-feira (22)

Local: Piedade

Perfil: Pedestre

Quinta-feira (23)

Local: Elevador Lacerda

Perfil: Pedestre

Sexta-feira (24)

Local: Praça Nossa Senhora da Luz - Pituba

Perfil: Ciclista

 Sábado (25)

Local: Barra - Barravento

Perfil: Ciclista