Treze estados e o Distrito Federal devem seguir com a vacinação em adolescentes

Decisão dos governadores contraria recomendação do Ministério da Saúde.

Por Redação
18/09/2021 às 09h20
  • Compartilhe
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pelo menos 13 estados brasileiros, além do Distrito Federal, planejam dar continuidade à vacinação contra a Covid-19 para adolescentes sem comorbidades, deficiência permanente ou privação de liberdade. A decisão contraria a resolução Ministério da Saúde, que suspende a aplicação do imunizante para adolescente de 12 a 17 anos.

Além da Bahia, que retomou, neste sábado (18), a campanha de vacinação para esta faixa etária após a autorização da Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB-BA), 12 estados, além do Distrito Federal, seguiram o mesmo rumo.

Segundo as informações do jornal O Globo, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e o Distrito Federal, também planejam manter as agulhadas. No entanto, apesar da decisão, o que pode dificultar é o fim do estoque de vacinas em boa parte desses estados.

A decisão do Governo Federal de excluir os adolescente sem comorbidades havia sido comunicada na última quinta-feira (16) pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Segundo ele, havia "falta de evidências" sobre a segurança do imunizante para esse público.

A resolução não agradou a todos. Segundo o blog de Malu Gaspar, do site de O Globo, médicos da câmara técnica da pasta, que não foram consultados, levantaram a hipótese de deixar a comissão caso a decisão seja mantida.