Vulcão de ilha na Espanha entra em estado de alerta e pode afetar o litoral da Bahia

Ondas de até 5 metros podem ser provocadas por erupção explosiva, o que causaria danos severos à capital baiana e litoral do Nordeste

Por Redação
16/09/2021 às 12h00
  • Compartilhe
Foto: Getty Images (via: Europa Press)
Foto: Getty Images (via: Europa Press)

A costa do Nordeste brasileiro pode ser atingida por um tsunami (ondas de até 5 metros) e a possível formação do fenônemo está sendo acompanhada de perto pelos especialistas.

Uma onda dessa altura, por exemplo, seria capaz de alagar e destruir basicamente toda a Cidade Baixa. O Mercado Modelo ficaria quase submerso e apenas as áreas da Cidade Alta ou de morros, como Brotas, passariam ilesas.

Nos últimos dias, o vulcão Cumbre Vieja, localizado na Ilhas Canárias, que pertencem a Espanha, entrou em estado de alerta para uma possível erupção e, consequentemente, a formação de um tsunami que causaria danos severos às cidades litorâneas da região, incluindo aí Salvador.

A possibilidade ainda é considerada remota, mas digna de atenção. Ao todo, são quatro níveis de alerta para uma erupção vulcânica, e o Cumbre Vieja está no 2. 

Neste, a população é orientada para que fique atenta e vigilante ao monitoramento das atividades vulcânica e sísmica. O terceiro é um "alerta máximo" de uma erupção iminente. Já o quarto é quando o evento já está em andamento.

A alteração de nível do Cumbre Vieja ocorreu pela detecção de aumento significativo nos movimentos sísmicos desde o último sábado (11).

Além disso, a profundidade dos epicêntros dos tremores diminuiu, de acordo com o Plano Especial de Proteção Civil e Atenção às Emergências de Risco Vulcânico das Ilhas Canárias. 

Eles ocorrem, geralmente, a 30km de profundidade. No entanto, só nesta quinta-feira (14), foram mais de 100 tremores com profundidades que chegam a apenas 1km.

Um comunicado publicado pela organização em uma rede social, na manhã desta quinta-feira (16), pontuou que o processo é contínuo e pode ter uma rápida evolução a curto prazo. Por isso, tremores ainda mais fortes são esperados para as próximas horas.

*Com informações do jornal Correio*.