Cinco ministros renunciam e abalam governo da Argentina

Reunido com auxiliares mais próximos, Fernández ainda não anunciou sua decisão

Por Redação
15/09/2021 às 23h20
  • Compartilhe
Foto: reprodução/ AFP
Foto: reprodução/ AFP

Nesta quarta-feira (15), cinco ministros apresentaram suas renúncias ao presidente da Argentina, Alberto Fernández, que ainda deve decidir se as aceita, após o forte revés eleitoral nas primárias legislativas, que resultou em uma crise política dentro da aliança de centro-esquerda.

O primeiro a oferecer a renúncia foi o ministro do Interior, Wado de Pedro. Ele foi seguido pelos titulares das pastas da Justiça, Martín Soria; da Ciência, Roberto Salvarezza; do Meio Ambiente, Juan Cabandié; e Cultura, Tristán Bauer, considerado próximo da vice-presidente Cristina Kirchner.

Fernández, reunido na sede do governo com seus auxiliares mais próximos, ainda não anunciou sua decisão.

No domingo (12), nas primárias para eleger candidatos para as legislaturas de meio de mandato, a coalizão governista Frente de Todos (peronismo de centro-esquerda) obteve menos de 31% dos votos em todo o país, revelando uma rejeição do eleitorado muito maior do que imaginavam os líderes políticos e as pesquisas.

A coalizão de centro-direita Juntos, do ex-presidente Mauricio Macri (2015-2019), obteve 40% dos votos em nível nacional e levou cinco pontos de vantagem sobre o partido no poder na província da capital Buenos Aires, tradicional reduto peronista.

Como o voto na Argentina é obrigatório, as primárias se tornam uma espécie de pesquisa em grande escala. Nesse caso, o resultado faz com que o governo tema perder a maioria no Senado e impossibilita sua consolidação na Câmara dos Deputados quando, em 14 de novembro, haverá eleições para uma renovação parcial do Congresso.

 

* Com informações do A Tarde.